Análise Paisagística do Litoral do Município de Fortim -- Ceará: Subsídios ao Planejamento Ambiental Local

Autores

  • Nicolly Santos Leite Universidade Federal do Ceará
  • Ivanise Maria Rizzatti Universidade Estadual de Roraima
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.3670

Palavras-chave:

Dinâmica Litorânea, Unidades de Paisagem, Uso e Ocupação.

Resumo

A paisagem costeira é detentora de intensa circulação de matéria e energia configurando-se em um ambiente instável e vulnerável à ação antrópica. O presente trabalho buscou avaliar a dinâmica paisagística, relacionando os aspectos físico-ambientais ao uso e ocupação do litoral do município de Fortim -- Ceará. Como base teórico-metodológica adotou-se a Geoecologia da Paisagem e as etapas da pesquisa perpassaram levantamentos de campo e interpretação da imagem de satélite RapidEye 2013 (sensor REIS e resolução espacial de 5 m) na escala de 1:40.000. Verificou-se como unidades de paisagem o mar litorâneo, faixa de praia, pós-praia, planície de deposição fluviomarinha e eólica, planície fluviomarinha, campos de dunas e falésias. Dentre os problemas destacou-se a ocupação em Áreas de Preservação Permanente que contribuem na descaracterização da paisagem e privatização dos espaços. Assim, considera-se a importância do planejamento ambiental local a fim de regular os usos, prevenir e minimizar possíveis influxos negativos aos sistemas naturais e às populações humanas.

Biografia do Autor

Nicolly Santos Leite, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa “Estudo socioambiental da zona costeirag.

Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Estadual de Roraima

Graduação em Química - Bacharelado, Tecnológica e Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor doutor nível II da Universidade Estadual de Roraima. 

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará. Mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza, doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro - São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Leite, N. S., Rizzatti, I. M., & da Silva, E. V. (2016). Análise Paisagística do Litoral do Município de Fortim -- Ceará: Subsídios ao Planejamento Ambiental Local. Espaço Aberto, 6(2), 103–126. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.3670