Proposta Metodológica para Mapeamento de Relevos Tecnogênicos em Áreas de Desastres Ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.38470

Palavras-chave:

Antropoceno, Tecnógeno, Desastre(s) Ambientais, Geomorfologia Retrospectiva, Brumadinho

Resumo

Na discussão do Antropoceno, o ser humano é considerado um dos responsáveis pelas transformações diretas e indiretas ocorridas na paisagem, atuando como agente geológico-geomorfológico. Nesse contexto, complexos minerários possuem grande capacidade de (re)construção das formas do relevo, criando e induzindo feições tecnogênicas. Este artigo aborda as principais transformações no relevo ocorridas com a deposição de aproximadamente 10 milhões de m³ de rejeitos decorrentes do rompimento da barragem I do Complexo Minerário do Córrego do Feijão, inserida na bacia do Ribeirão Ferro-Carvão, em Brumadinho (Minas Gerais, Brasil). Para tanto, realizou-se pela cartografia retrospectiva a comparação entre a morfologia antes e depois do rompimento, através de técnicas de geoprocessamento, fotointerpretação e trabalho de campo. A classificação dos terrenos tecnogênicos possibilitou a identificação dos diferentes processos morfogenéticos relacionados ao Antropoceno, porém, apresentou limitações na distinção das consequências geomorfológicas do desastre, evidenciando a necessidade de aprimoramento das categorias de análise tecnogênica para melhor compreensão de situações similares.

Biografia do Autor

Carolina Campos Eduardo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia e pesquisadora do Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno (NEQUAT/IGEO-UFRJ).

Miguel Fernandes Felippe, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição.

Telma Mendes da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Eduardo, C. C., Felippe, M. F., & Silva, T. M. da. (2021). Proposta Metodológica para Mapeamento de Relevos Tecnogênicos em Áreas de Desastres Ambientais. Espaço Aberto, 11(1), 5–26. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.38470

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)