Proposta para Recuperação de Lixão Situado na Porção Semiárida do Brasil – Município de Paulista, Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.42714

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos, Recuperação de Áreas Degradadas, Fitorremediação, Reflorestamento, Aterro Sanitário

Resumo

Este trabalho teve por objetivo propor um conjunto de medidas simplificadas para o encerramento e recuperação da área do lixão do município de Paulista, no estado da Paraíba. Foi realizada a análise documental, consultou-se bases de dados secundários, e, posteriormente, foi realizada a pesquisa de campo, permitindo a identificação da área e a realização de registros fotográficos. Por fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, destinada à identificação das técnicas de recuperação de áreas degradadas, aplicáveis a lixões. A proposta para desativação parte da remoção prévia dos resíduos e destinação em uma área regularizada e apta para receber esse material, seguida do trabalho social com os catadores e da avaliação de contaminação do solo e das águas subterrâneas. Quanto ao processo de recuperação, foi indicado o reflorestamento. Visando resultados mais promissores, destaca-se que o monitoramento da área é um elemento essencial.

Biografia do Autor

Manoel Mariano Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Ciência e Tecnologia e em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Doutorando em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande.

Gustavo Leite Gonçalves

Bacharel em Ciência e Tecnologia e Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Mestre em Energias Renováveis pela Universidade Federal da Paraíba.

Sarah de Souza Cruz Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Técnica em Controle Ambiental pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Bacharela em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Cursa especialização em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Mariano Neto, M., Gonçalves, G. L., & Mendonça, S. de S. C. (2021). Proposta para Recuperação de Lixão Situado na Porção Semiárida do Brasil – Município de Paulista, Paraíba. Espaço Aberto, 11(2), 9–23. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.42714