Ideias da Paisagem nos Planos Diretores do Recife e do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.43192Palavras-chave:
Paisagem, Política da Paisagem, Plano Diretor, Recife, Rio de JaneiroResumo
O presente trabalho analisa como a paisagem tem sido operacionalizada nos planos diretores das cidades do Recife e do Rio de Janeiro. Ambas as cidades apresentaram significativas transformações socioespaciais a partir dos anos 1990 e utilizaram a paisagem em seus planos diretores, sendo isso um indicativo da política da paisagem. A partir do levantamento da utilização da palavra paisagem e suas variações nos planos diretores, a análise mostrou que o conceito de paisagem apresenta uma abordagem morfológica, porém com alterações a partir dos anos 2000, quando deixa de ser compreendida unicamente como uma fisionomia e passa a ser utilizada como instrumento de gestão do território.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2021-12-22
Como Citar
DE MELO FILHO, Dirceu Cadena; SILVA FILHO, Gilberto Hermínio. Ideias da Paisagem nos Planos Diretores do Recife e do Rio de Janeiro. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 11, n. 2, p. 65–79, 2021. DOI: 10.36403/espacoaberto.2021.43192. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/43192. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Espaço Aberto pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da revista. Os trabalhos estão simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.