Drenagem Urbana e Meio Ambiente: um Estudo no Parque do Povo – Presidente Prudente – SP
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.43853Palavras-chave:
Drenagem Urbana. Planejamento Ambiental. Águas Pluviais. UrbanizaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a drenagem urbana no Parque do Povo em Presidente Prudente – SP, enfocando as causas dos alagamentos e inundações urbanas no local. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi baseada na investigação qualitativa, utilizando-se de levantamento bibliográfico, da pesquisa de levantamento, pesquisa documental e coleta de dados e da observação direta intensiva. A partir dos resultados verificou-se que as principais causas de inundações e alagamentos estão associadas à topografia da região, ao uso e ocupação do solo (redução de áreas permeáveis) e ao subdimensionamento do sistema de drenagem e limitação da rede coletora de água, ligadas à canalização do córrego do Veado. Conclui-se que o planejamento multidisciplinar deve ser compatibilizado e integrado com outros planos e projetos voltados à gestão das águas urbanas. O estudo propõe uma adequação do sistema de drenagem no Parque do Povo com base na infraestrutura verde.
Métricas
Downloads
Arquivos adicionais
- Figura 1- Localização do Parque do Povo em Presidente Prudente, SP. Fonte: Google Earth (acesso em 26/05/2019).
- Figura 2- Média anual de precipitação (período entre 1969 e 2018). Fonte: INMET, Instituto Nacional de Meteorologia (2019).
- Figura 3- Mapa topográfico da área de estudo Fonte: Secretaria de Planejamento Urbano de Presidente Prudente (2017).
- Figura 4- Rede das águas pluviais no Parque do Povo. Fonte: Secretaria de Planejamento Urbano de Presidente Prudente (2017).
- Figura 5- Uso e ocupação das quadras no Parque do Povo. Fonte: Secretaria de Planejamento Urbano de Presidente Prudente (2017).
- Figura 6- Nível de impermeabilização no ano de 2010 com a área do Parque do Povo. Fonte: Presidente Prudente (2010, p.47).
- Figura 7- Recorte sobre o mapa de zoneamento de Presidente Prudente, 2008. Fonte: Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Presidente Prudente (2008).