Drenagem Urbana e Meio Ambiente: um Estudo no Parque do Povo – Presidente Prudente – SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.43853

Palavras-chave:

Drenagem Urbana. Planejamento Ambiental. Águas Pluviais. Urbanização

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a drenagem urbana no Parque do Povo em Presidente Prudente – SP, enfocando as causas dos alagamentos e inundações urbanas no local. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi baseada na investigação qualitativa, utilizando-se de levantamento bibliográfico, da pesquisa de levantamento, pesquisa documental e coleta de dados e da observação direta intensiva. A partir dos resultados verificou-se que as principais causas de inundações e alagamentos estão associadas à topografia da região, ao uso e ocupação do solo (redução de áreas permeáveis) e ao subdimensionamento do sistema de drenagem e limitação da rede coletora de água, ligadas à canalização do córrego do Veado. Conclui-se que o planejamento multidisciplinar deve ser compatibilizado e integrado com outros planos e projetos voltados à gestão das águas urbanas. O estudo propõe uma adequação do sistema de drenagem no Parque do Povo com base na infraestrutura verde.

Biografia do Autor

Adriana Emi Büchler Otakara, Universidade do Oeste Paulista

Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, pela PPGMADRE-Unoeste, 2019.

Arquiteta e Urbanista, graduada pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009)

Alba Regina Azevedo Arana, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação em Licenciatura(1986) e Bacharelado (1987) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Coordenadora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste (Mestrado e Doutorado)

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Otakara, A. E. B., & Arana, A. R. A. (2021). Drenagem Urbana e Meio Ambiente: um Estudo no Parque do Povo – Presidente Prudente – SP. Espaço Aberto, 11(2), 45–63. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.43853