Aplicação de Abordagem Metodológica para Proxy de Degradação da Terra Usando Amplitude Temporal do Índice Rain Use Efficiency – RUE – para os Biomas Cerrado e Caatinga no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2022.52873

Palavras-chave:

Degradação, Cerrado, Caatinga, RUE

Resumo

Este estudo consiste na análise espacial de degradação da terra, com objetivo de identificar padrões espaciais de tendência à baixa resposta hidro-vegetacional em pastagens nos biomas Cerrado e Caatinga entre os anos 2000 a 2018. Os padrões foram avaliados por meio da metodologia para proxy de degradação utilizando-se a razão de produtividade líquida (PPL) e a precipitação que resultou no índice rain use efficiency – RUE. Este índice constitui um indicador de degradação para zonas áridas, semiáridas e subúmido. Os resultados obtidos por meio da metodologia abordada foram linhas de padrão de tendência de resposta hidro-vegetacional – endmember e dois mapas de classificação de tendências de processos degradativos, logo os resultados podem apresentar falsos negativos e uma validação em campo se faz necessária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Alves Carreiro, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Graduada em tecnologia do Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela FATEC Jacareí, atuou como bolsista de iniciação científica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, DIIAV e membro do LADIS - Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

CARREIRO, Gabriela Alves; ARCOVERDE, Gustavo Felipe Balué; BARROS, Jocilene Dantas. Aplicação de Abordagem Metodológica para Proxy de Degradação da Terra Usando Amplitude Temporal do Índice Rain Use Efficiency – RUE – para os Biomas Cerrado e Caatinga no Brasil. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 12, n. 2, p. 265–288, 2022. DOI: 10.36403/espacoaberto.2022.52873. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/52873. Acesso em: 8 out. 2024.