Uso da Cartografia Social para Análise da Percepção Socioambiental: Estudo de Caso na Bacia do Paraíba do Sul – Trecho Paulista
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.60503Palavras-chave:
Cartografia Social, Percepção Socioambiental, Metodologia Participativa, Sistema de Informação GeográficaResumo
A Cartografia Social envolve a inclusão das comunidades no processo de desenvolvimento dos mapas e possibilita estabelecer uma metodologia participativa importante para análises quali-quantitativas de percepção socioambiental, contribuindo para a construção do conhecimento coletivo e gestão territorial. O objetivo do artigo é apresentar o uso da Cartografia Social como ferramenta para a análise da percepção socioambiental na bacia do rio Paraíba do Sul, trecho paulista. A análise foi realizada por meio da Cartografia Social, a partir do levantamento de potencialidades e problemas socioambientais e sua comparação com dados de fontes secundárias. Como potencialidades destacaram-se a vegetação nativa, unidades de conservação e atributos turísticos e em relação aos problemas socioambientais, a monocultura do eucalipto, saneamento básico precário, ocupação urbana e extração de areia. Os resultados reforçam o potencial da Cartografia Social em dar visibilidade ao conhecimento local, e em contribuir na construção do conhecimento coletivo e no diagnóstico territorial participativo.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jocilene Dantas Barros, Gustavo Felipe Balué Arcoverde, Raquel Henrique
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.