Uso da Cartografia Social para Análise da Percepção Socioambiental: Estudo de Caso na Bacia do Paraíba do Sul – Trecho Paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.60503

Palavras-chave:

Cartografia Social, Percepção Socioambiental, Metodologia Participativa, Sistema de Informação Geográfica

Resumo

A Cartografia Social envolve a inclusão das comunidades no processo de desenvolvimento dos mapas e possibilita estabelecer uma metodologia participativa importante para análises quali-quantitativas de percepção socioambiental, contribuindo para a construção do conhecimento coletivo e gestão territorial. O objetivo do artigo é apresentar o uso da Cartografia Social como ferramenta para a análise da percepção socioambiental na bacia do rio Paraíba do Sul, trecho paulista. A análise foi realizada por meio da Cartografia Social, a partir do levantamento de potencialidades e problemas socioambientais e sua comparação com dados de fontes secundárias. Como  potencialidades destacaram-se a vegetação nativa, unidades de conservação e atributos turísticos e em relação aos problemas socioambientais, a monocultura do eucalipto, saneamento básico precário, ocupação urbana e extração de areia. Os resultados reforçam o potencial da Cartografia Social em dar visibilidade ao conhecimento local, e em contribuir na construção do conhecimento coletivo e no diagnóstico territorial participativo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

BARROS, Jocilene Dantas; ARCOVERDE, Gustavo Felipe Balué; HENRIQUE, Raquel. Uso da Cartografia Social para Análise da Percepção Socioambiental: Estudo de Caso na Bacia do Paraíba do Sul – Trecho Paulista. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 14, n. 1, p. 43–64, 2024. DOI: 10.36403/espacoaberto.2024.60503. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/60503. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos