Democracia e Espaço Político Exclusivo: o Caso do Município de Cavalcante (GO) na Pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2022.54521

Palavras-chave:

Escalas de Poder, Coronavírus, Pequenos Munícipios, Instituições, Participação

Resumo

A pandemia da COVID-19 e as medidas sanitárias necessárias para a contenção do vírus modificaram códigos sociais, prioridades e o modo de fazer política. Partindo do pressuposto da importância da materialidade para a política e elucidando a relação simbiótica entre instituição e território, este artigo busca analisar os impactos que a pandemia trouxe no funcionamento da Câmara Legislativa de Cavalcante (GO), aqui entendida como um espaço político exclusivo. Como metodologia foi feita uma análise da produção legislativa em Cavalcante, uma revisão bibliográfica acerca das relações entre espaço e democracia, uma aquisição de dados sobre a gestão política e a infraestrutura municipal, além de entrevistas com vereadores e funcionários da Câmara. A restrição ao espaço político revelou a imprescindibilidade de espaços voltados para deliberações com abertura e incentivo sistemático à participação popular, especialmente em um município que não possui infraestrutura para a realização das atividades do legislativo de maneira remota.

Biografia do Autor

Marcela Antonieta Souza da Silva, Universidade de Brasília

Graduanda em Geografia pela Universidade de Brasília, pesquisa na área de Geografia Política, Democracia e Meio Ambiente tendo como enfoque Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais e seus territórios. Fez parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço e Democracia (GEPEDEM - UnB) e do Projeto Utopia e Território que pertence ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de Filosofia e Geografia da Universidade de Brasília

Julia Paulino, Universidade de Brasília

Bacharel em Geografia pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia humana e ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: covid-19, antropocentrismo, educação ambiental, especismo e ecologia política.

Thiago Lopes Ribeiro, Universidade de Brasília

Graduando em Geografia pela Universidade de Brasília, participou do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço e Democracia (GEPEDEM - UnB)

Daniel Abreu de Azevedo, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília. Trabalha com a relação espaço político e democracia, e especial interesse em Geografia Eleitoral. Graduado, mestre e doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sob orientação da professora Dra. Iná Elias de Castro, trabalhou na tese de doutorado com o título "Democracia participativa como um sofisma: uma interpretação geográfica da democracia" e realizou estágio em doutoramento em Washington D.C. (American University - Centro de Estudos sobre América Latina) e na Cidade do México (UNAM - Departamento de Geografia). Concluiu pós-doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México.

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Souza da Silva, M. A., Paulino, J., Lopes Ribeiro, T., & Abreu de Azevedo, D. (2022). Democracia e Espaço Político Exclusivo: o Caso do Município de Cavalcante (GO) na Pandemia da COVID-19. Espaço Aberto, 12(2), 331–353. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2022.54521