Análise das Diferenças de Identificação e Delimitação de Áreas Verdes Intraurbanas do Rio de Janeiro pela Perspectiva em Mesoescala do MapBiomas
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2023.55791Palavras-chave:
Áreas Verdes, Exatidão Temática, MapBiomas, Rio de Janeiro, Análise EspacialResumo
Contribuindo com a qualidade ambiental na paisagem urbana, as áreas verdes apresentam funções aliadas ao resgate de espaços coletivos nas cidades. Através do Sensoriamento Remoto e de Sistemas de Informações Geográficas é possível mapear e monitorar o verde urbano em diferentes escalas. A iniciativa MapBiomas apresenta potencial para acompanhar a evolução anual da cobertura e uso da terra em todo o território nacional, sendo um desafio a adaptação desta base para escalas em nível municipal. Neste sentido, o presente trabalho busca analisar o verde urbano na cidade do Rio de Janeiro, trazendo uma avaliação da representatividade destes dados e análises referentes à dimensão e distribuição espacial das áreas verdes em seu contexto. Apesar da escala de representação não ser ideal, o uso deste conjunto de dados justifica-se pela riqueza de 35 anos de mapas anuais. Os dados também viabilizam diagnósticos socioambientais, como a elaboração do Índice e do Percentual de Áreas Verdes, que no município alcançaram em 2014 valores de 49,46 m²/habitantes e 26,05%, respectivamente.
Métricas
Downloads
Arquivos adicionais
- Localização da área de estudo, município do Rio de Janeiro - RJ
- Classificação de uso e cobertura do solo com a legenda compatibilizada para os diferentes mapeamentos utilizados
- Correspondência espacial entre todos mapeamentos em relação ao MapBiomas pelas classes da nova legenda
- Distribuição da área dos polígonos de áreas verdes no município do Rio de Janeiro dividida em intervalos com ordem de grandeza crescente a partir de 1 m².
- Distribuição da área dos polígonos de áreas verdes, sem ruídos, dividida em intervalos com ordem de grandeza crescente a partir de 1 m².