A Geoecologia e a Geoinformação como conjunto teórico-metodológico para a investigação e ordenamento da paisagem na Geografia Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2025.60882Palavras-chave:
Geoecologia, Geotecnologias, Geoinformação, Geografia ContemporâneaResumo
A Geografia, como todas as outras ciências, é mutável, e essa mutabilidade tem ocorrido de forma acelerada. Dentre as diversas áreas que compõem a Geografia, duas se destacam pela extrema importância e se consolidam de forma clara nas análises geográficas: a Geoinformação e a Geoecologia. Essas áreas ganham protagonismo, principalmente devido à complexidade crescente dos objetos de estudo e ao surgimento e consolidação de novas tecnologias. A Geoinformação e a Geoecologia se afirmam como protagonistas nas análises geográficas do século XXI, especialmente ao considerar a complexidade cada vez maior do espaço. Dessa forma, o trabalho aqui proposto tem como objetivo o entendimento de dois conceitos: Geoecologia e Geoinformação. Esses conceitos, primariamente geográficos, podem, em conjunto, servir de base para o estudo da paisagem físico-geográfica, considerando sua análise e seu ordenamento. Assim, o trabalho visa apresentar como essa integração se torna extremamente relevante na ciência atual e, principalmente, na análise geográfica contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Gonçalves Amaral, Carla Bernadete Madureira Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001;PROEX