A Geoecologia e a Geoinformação como conjunto teórico-metodológico para a investigação e ordenamento da paisagem na Geografia Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2025.60882

Palavras-chave:

Geoecologia, Geotecnologias, Geoinformação, Geografia Contemporânea

Resumo

A Geografia, como todas as outras ciências, é mutável, e essa mutabilidade tem ocorrido de forma acelerada. Dentre as diversas áreas que compõem a Geografia, duas se destacam pela extrema importância e se consolidam de forma clara nas análises geográficas: a Geoinformação e a Geoecologia. Essas áreas ganham protagonismo, principalmente devido à complexidade crescente dos objetos de estudo e ao surgimento e consolidação de novas tecnologias. A Geoinformação e a Geoecologia se afirmam como protagonistas nas análises geográficas do século XXI, especialmente ao considerar a complexidade cada vez maior do espaço. Dessa forma, o trabalho aqui proposto tem como objetivo o entendimento de dois conceitos: Geoecologia e Geoinformação. Esses conceitos, primariamente geográficos, podem, em conjunto, servir de base para o estudo da paisagem físico-geográfica, considerando sua análise e seu ordenamento. Assim, o trabalho visa apresentar como essa integração se torna extremamente relevante na ciência atual e, principalmente, na análise geográfica contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-07-24

Como Citar

AMARAL, Felipe Gonçalves; CRUZ, Carla Bernadete Madureira. A Geoecologia e a Geoinformação como conjunto teórico-metodológico para a investigação e ordenamento da paisagem na Geografia Contemporânea. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 15, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.36403/espacoaberto.2025.60882. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/60882. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento