Avaliação Multicritério para a Viabilidade de Parques Eólicos Onshore na Zona Costeira de Sergipe – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.62743Palavras-chave:
Análise geoecológica, Litoral Sergipano, SWOT, Cartografia GeomorfológicaResumo
A produção de energia através dos ventos se destaca como uma das principais alternativas para o enfrentamento do aquecimento global. O presente estudo tem como objetivo avaliar a viabilidade da implantação de parques eólicos onshore na paisagem do litoral do estado de Sergipe por meio da análise geoecológica, classificando aspectos naturais e antrópicos entre forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, por meio da matriz SWOT. Elaborando um mapeamento geomorfológico do recorte de 5 km da atual linha de costa, verificou-se que o domínio geomorfológico da Planície Costeira é composto por morfologias geologicamente recentes e instáveis. Essa característica é uma das principais fraquezas da paisagem para a implantação de parques eólicos onshore no litoral de Sergipe. Por outro lado, os Tabuleiros Costeiros situados dentro do recorte espacial adotado, é o domínio geomorfológico mais adequado para a implantação de parques eólicos, por ser geologicamente mais antigo e mais estável.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Henrique Neves Santos, Rosemeri Melo e Souza, Manoel do Couto Fernandes, Neise Mare de Souza Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.