Espacialização das Comunidades Remanescentes de Quilombos no Estado do Rio de Janeiro em 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2023.55794

Palavras-chave:

Comunidades Remanescentes de Quilombos, Cartografia Temática, Análise Espacial, Espacialização, Visibilidade

Resumo

A percepção e o entendimento espacial são intrínsecos à ciência geográfica e fazem parte de uma forma original de pensar, baseada em três dimensões, que buscam entender a espacialidade de objetos, coisas, pessoas e fenômenos, cuja representação espacial, traduzida em mapas ou quadros geográficos, é elemento essencial. Os quilombos são grupos sociais que marcam a herança da cultura de origem africana no território brasileiro, reflexo da escravidão e das lutas contemporâneas por reconhecimento de direitos. A localização pontual das Comunidades Remanescentes de Quilombo tem como objetivo explorar sua distribuição espacial no estado do Rio de Janeiro. O levantamento das informações, efetuado nos órgãos governamentais de reconhecimento, regularização fundiária e instituições de pesquisa, resultou em um Banco de Dados Geográficos com a localização georreferenciada de cada comunidade, que mostra uma distribuição espacial heterogênea. Espera-se que os mapas contribuam para pesquisas em diversas áreas de conhecimento e em ações educativas nos próprios territórios.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiana de Sá Freire Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda do programa de Pós-graduação em Geografia da UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Cartografia - GeoCart e do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE/COPPE/UFRJ

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

FERREIRA, Tatiana de Sá Freire; LIMA, Ursula Borges dos Santos; REIS, Amanda Lacerda; FERNANDES, Manoel do Couto; MENEZES, Paulo Márcio Leal de. Espacialização das Comunidades Remanescentes de Quilombos no Estado do Rio de Janeiro em 2021. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 13, n. 1, p. 73–90, 2023. DOI: 10.36403/espacoaberto.2023.55794. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/55794. Acesso em: 12 dez. 2024.