Produção de Arroz e Alteração da Paisagem: um Estudo de Caso em Capané, Cachoeira do Sul/RS / Rice Production and Landscape Change: a Case Study in Capané, Cachoeira do Sul/RS

Autores

  • Jonas Milanesi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Tânia Rodrigues Ferrer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.8490

Palavras-chave:

Espaço Geográfico, Paisagem Natural e Construída, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Cultura Orizícola, Cachoeira do Sul/RS

Resumo

Na região central e fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul são frequentes as alterações da paisagem influenciadas pelo cultivo do arroz. Neste contexto, o objetivo do presente artigo é investigar como o cultivo de arroz interferiu na paisagem do município de Cachoeira do Sul/RS nos anos de 1975 até 2015. Para isso, realizou-se a coleta de dados a partir do levantamento do contexto histórico, analisando as ações humanas, numa perspectiva temporal e espacial. Para tal, utilizou-se técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, concomitantemente à análise perceptiva da paisagem na área de estudo. Dentre os resultados alcançados, no que diz respeito à produção do arroz, o cenário agroeconômico interfere diretamente em tais mudanças. Por mais que a cultura do arroz esteja consolidada no referido local de estudo, foi possível perceber a existência de locais com potencial de expansão agrícola. No entanto, considerando o contexto histórico e os resultados que foram levantados, pode-se dizer que tal expansão ocorrerá paulatinamente na paisagem local.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonas Milanesi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduado em Geografia Bacharelado pela Pontifícia Universidades Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Experiência como Bolsista de Iniciação Científica CNPQ e Pesquisador do Grupo Geomática Aplicada à Educação e Aplicação de Técnicas de Sensoriamento Remoto em Estudos Ambientais da PUCRS (2012 a 2016).

Tânia Rodrigues Ferrer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui graduação em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

MILANESI, Jonas; FERRER, Tânia Rodrigues. Produção de Arroz e Alteração da Paisagem: um Estudo de Caso em Capané, Cachoeira do Sul/RS / Rice Production and Landscape Change: a Case Study in Capané, Cachoeira do Sul/RS. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 8, n. 1, p. 71–88, 2018. DOI: 10.36403/espacoaberto.2018.8490. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/8490. Acesso em: 21 maio. 2024.