A Questão Ambiental e a Nova Geopolítica das Nações: Impactos e Pressões sobre a Amazônia Brasileira

Autores/as

  • Marcelo Campello Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2013.2119

Palabras clave:

Geopolítica, Questão ambiental, Amazônia, Desenvolvimento Regional.

Resumen

Nas últimas décadas, a questão ambiental tornou-se um tema fundamental
nas discussões travadas no sistema interestatal capitalista por razões com motivações político-ideológicas que ultrapassam o caráter ecológico. Percebe-se na relação entre os países industrializados avançados e os países periféricos, que existe uma clara tentativa dos primeiros, representados por suas corporações econômicas e organizações político-sociais, de impor ao restante do mundo padrões de desenvolvimento econômico, como o desenvolvimento
sustentável e a economia verde. Para tanto, fez-se uma leitura das pressões e
ambiguidades do ambientalismo político sobre a Amazônia brasileira na atual conjuntura do sistema interestatal. Constatou-se que não há, contudo, críticas tampouco mudanças estruturais no modelo de desenvolvimento ocidental. A sustentabilidade exigida pela comunidade global para a Amazônia, ancorada na dimensão ambiental e climática, não leva em conta a situação em que se encontra a população regional, muito menos, suas dificuldades econômicas e condições socioambientais. A Amazônia tornou-se um símbolo ecológico global. Mas, para quem? 

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2013-12-05

Cómo citar

CAMPELLO, Marcelo. A Questão Ambiental e a Nova Geopolítica das Nações: Impactos e Pressões sobre a Amazônia Brasileira. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 3, n. 2, p. 131–148, 2013. DOI: 10.36403/espacoaberto.2013.2119. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2119. Acesso em: 17 jul. 2024.