Considerações Teóricas sobre a Dinâmica Superficial em Ambientes Tropicais Áridos e Semiáridos: Aplicação ao Semiárido do Nordeste Brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.31401

Palabras clave:

Morfodinâmica, Processo Erosivo, Eventos Pluviais, Usos da Terra, Semiárido Nordestino

Resumen

A dinâmica morfológica em ambientes tropicais semiáridos reflete a ação de condicionantes responsáveis pela modelagem do relevo, tendo nas ações eólica e hídrica os principais fatores para evolução morfodinâmica. As áreas semiáridas são consideradas ecossistemas frágeis, com cobertura da vegetação escassa, em que os processos erosivos ocorrem de forma rápida e severa durante e após curtos episódios de precipitação pluvial, sendo os solos susceptíveis à erosão. Ademais, “gatilhos” desencadeados por formas de usos antrópicos podem levar a intensificação e ampliação da incidência de processos erosivos. Como resultado deste artigo, de caráter teórico, e embasado em levantamento bibliográfico e observações de campo nos estados de Pernambuco e Paraíba, objetivou-se reconhecer a dinâmica superficial que condiciona a modelagem do relevo no semiárido nordestino, considerando como eventos pluviais intensos contribuem para a morfodinâmica das paisagens sobre os domínios fluviais e interfluviais, assim como as inserções antrópicas influenciam a intensificação desta dinâmica.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Goretti Cabral de Lima, Colégio Militar do Recife

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) D IV 3 – Ensino Médio

Osvaldo Girão, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado 3 – Depto. de Ciências Geográficas da UFPE. Atua nas áreas de Geomorfologia e Climatologia.

Publicado

2020-10-22

Cómo citar

DE LIMA, Maria Goretti Cabral; GIRÃO, Osvaldo. Considerações Teóricas sobre a Dinâmica Superficial em Ambientes Tropicais Áridos e Semiáridos: Aplicação ao Semiárido do Nordeste Brasileiro. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 10, n. 2, p. 9–26, 2020. DOI: 10.36403/espacoaberto.2020.31401. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/31401. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a