Interações Geomorfológicas e Ecológicas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Ubá (MG)
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.32495Palabras clave:
Estilos Fluviais, Teoria do Rio Contínuo, Inundações, Alterações Antrópicas, Uso e Cobertura da TerraResumen
Considerando a importância de abordagens interdisciplinares no âmbito das ciências ambientais, esse trabalho busca estabelecer uma análise integrada de componentes ecológicos e geomorfológicos para a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Ubá. Essa bacia reúne um quadro altamente ilustrativo para a gestão de rios, dispondo de uma rica diversidade de ambientes geomorfológicos e atividades antrópicas que direcionaram modificações no sistema fluvial. Desse modo, a análise integrada permitiu identificar as interrelações entre os aspectos ecológicos e geomorfológicos, sobretudo, para os segmentos próximo às cabeceiras e impactados pelo lançamento de efluentes não tratados. Os resultados expõem o peso das modificações antrópicas no leito e, desse modo, as relações com as recorrentes inundações que acometem o sítio urbano, assim como a degradação ambiental de nichos ecológicos ao longo do curso, resultando em um quadro de assoreamento, eutrofização e contaminação por efluentes urbano-industrias não tratados. Nesse sentido, a investigação permitiu identificar importantes desafios para a gestão hidrográfica da área, assim como a importância de se compreender os processos fluviais e ecológicos de maneira conjunta, assim como o potencial da análise desses processos como sólidos indicadores ambientais.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2020-10-22
Cómo citar
SILVA, Felipe Pacheco. Interações Geomorfológicas e Ecológicas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Ubá (MG). Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 10, n. 2, p. 27–52, 2020. DOI: 10.36403/espacoaberto.2020.32495. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/32495. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista. Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.