Da Mitrópolis à Região Metropolitana: Investigação sobre a Origem Histórica do Status Metropolitano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.47509

Palabras clave:

Metrópole, Região Metropolitana, Status Metropolitano, Origens Históricas

Resumen

Desde sua origem, o termo metrópole serviu para identificar espaços distintos; primeiro os das polis, depois os dos estados coloniais modernos, até passar a se referir a um tipo de espaço urbano, o da metrópole propriamente dita. A partir do século XIX, na qualidade de espaço urbano, o metropolitano também ganhou da política um modelo próprio de se governar, através da instituição da região metropolitana. Ainda que associada a vários estigmas, como o de ingovernabilidade, a condição metropolitana goza de certo prestígio simbólico, uma espécie de status espacial. No Brasil, pesquisadores têm apontado que a busca pelo status metropolitano motivou a criação de regiões metropolitanas sobre espaços sem evidências do fenômeno que este instituto legal pressupõe, isto é, a metropolização. Diante disso, o artigo tem o objetivo de investigar a origem histórica do status metropolitano, via análise do que representou ser um espaço metropolitano ao longo do tempo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eduardo Celestino Cordeiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Geografia, mestre em Desenvolvimento Sócio-espacial e especialista em Gestão Pública Municipal. Atualmente, é geógrafo efetivo da Prefeitura Municipal de São Luís e professor substituto da Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

CELESTINO CORDEIRO, Eduardo. Da Mitrópolis à Região Metropolitana: Investigação sobre a Origem Histórica do Status Metropolitano. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 11, n. 2, p. 81–98, 2021. DOI: 10.36403/espacoaberto.2021.47509. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/47509. Acesso em: 17 jul. 2024.