A Concepção de Proteção da Natureza e as Estratégias da Conservação Ambiental no Brasil: um Estudo de Caso Sobre o Parque Estadual da Ilha Grande / Nature Protection and Environmental Conservation Strategies in Brazil: The Case of the Ilha Grande State Park
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.28389Palavras-chave:
Conservação da natureza, Biodiversidade, Ilha Grande, Turismo, PEIGResumo
A pauta da conservação da natureza possui ampla difusão em âmbito global no mundo contemporâneo. Entretanto, a formação de políticas públicas voltadas à conservação, em particular, à criação de áreas de proteção, encontra antecedentes já no século XVIII (URTEAGA, 1987), o que tem reflexos sobre as atuais estratégias de conservação. Neste artigo pretendemos realizar uma breve reflexão acerca dessa trajetória, analisando sua influência para o estabelecimento de políticas públicas de conservação da natureza no Brasil. Realizaremos, por fim, um estudo de caso sobre o Parque Estadual da Ilha Grande, suas estratégias de conservação da biodiversidade e os conflitos de uso existentes neste território.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2019-12-17
Como Citar
PAES, Rafaela Dettogni Duarte. A Concepção de Proteção da Natureza e as Estratégias da Conservação Ambiental no Brasil: um Estudo de Caso Sobre o Parque Estadual da Ilha Grande / Nature Protection and Environmental Conservation Strategies in Brazil: The Case of the Ilha Grande State Park. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 9, n. 2, p. 99–118, 2019. DOI: 10.36403/espacoaberto.2019.28389. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/28389. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Espaço Aberto pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da revista. Os trabalhos estão simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.