Fazer a Fronteira: Olhares Sul-americanos
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.31979Palavras-chave:
Fronteira, Limite, América do SulResumo
A expressão “fazer a fronteira” pretende chamar a atenção para o caráter intencional e estratégico dos diferentes modos de delimitar, demarcar, reforçar, atravessar e usar as fronteiras, que não se restringem a um único ator dominante, o Estado, mas que são aproveitados e desafiados pelas populações. Na América do Sul, iniciativas de abertura e integração se combinam com políticas de controle e inibição de fluxos transfronteiriços, configurando as realidades geográficas que têm sido objeto de estudos e pesquisas em diversas áreas, em especial na geografia. Com a intenção de compartilhar um panorama de alguns desses estudos é que apresentamos o dossiê “Fazer a Fronteira: Olhares Sul-americanos”.Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2020-05-26
Como Citar
MONTEIRO, Licio Caetano do Rego; STEIMAN, Rebeca. Fazer a Fronteira: Olhares Sul-americanos. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 10, n. 1, p. 45–50, 2020. DOI: 10.36403/espacoaberto.2020.31979. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/31979. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Fazer a fronteira - dinâmicas sócio espaciais em áreas de fronteiras internacionais
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Espaço Aberto pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da revista. Os trabalhos estão simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.