Sobre a Revista
Processo de Avaliação pelos Pares
Os originais de artigos, traduções e resenhas submetidos à revista são encaminhados aos editores-chefe para uma análise preliminar, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação etc.), assim como a sua pertinência à temática da revista.
A revista Anais de Filosofia Classica adota a política de avaliação cega por pares (double blind peer review). Após a avaliação preliminar, a submissão é enviada incógnita à apreciação de dois pareceristas integrantes do Conselho Editorial ou consultores “ad hoc” de instituições diferentes entre si e em relação à do autor da submissão. Os pareceristas da AFC são todos professores doutores do quadro permanente de instituições de ensino e pesquisa, do Brasil e do exterior, nas áreas relacionadas à Filosofia Antiga e aos Estudos Clássicos. O nome dos avaliadores não é, em hipótese alguma, divulgado aos autores cujos trabalhos estão sob avaliação.
Caso haja discordância quanto aos pareceres, a submissão será enviada a um terceiro parecerista. Caso haja novo parecer positivo, a submissão será aceita; caso haja um novo parecer negativo, não será aceita.
Os originais poderão ser: - Aceitos na íntegra, sem restrições; - Aceitos na íntegra, com algumas alterações; ou, - Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Equipe Editorial se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Equipe.
Todo autor de submissão receberá por e-mail os pareceres emitidos pelos avaliadores, seja em caso de aprovação para publicação, seja em caso de não aprovação. O nome dos avaliadores não é, em hipótese alguma, divulgado aos autores cujos trabalhos estão sob avaliação.
Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para a área.
AFC não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
O prazo médio entre a submissão do trabalho e a emissão do parecer é de 8 semanas e o prazo médio entre a submissão do trabalho e sua publicacão é de 6 meses.
Não há cobrança de taxas para submissão, avaliação ou publicação de artigos.
Periodicidade
Revista semestral, com lançamentos em setembro/outubro e dezembro/janeiro
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
Os Anais de Filosofia Clássica publicam semestralmente trabalhos selecionados apresentados nos seminários e simpósios do Laboratório OUSIA de Estudos Clássicos da UFRJ e seus parceiros, e textos de filosofia clássica submetidos ao seu conselho editorial internacional.
Os Anais de Filosofia Clássica são a principal via de discussão filosófica e filológica do Laboratório OUSIA de Estudos Clássicos junto aos diversos centros internacionais de pesquisa em filosofia e filologia clássica aos quais o laboratório está associado e visam integrar em sua linha editorial os rumos e resultados desta colaboração.