CHAMADA de Artigos para os ANAIS DE FILOSOFIA CLÁSSICA 2025
Estão abertas as submissões para os números 36 e 37 dos ANAIS de FILOSOFIA CLÁSSICA
Saiba mais sobre CHAMADA de Artigos para os ANAIS DE FILOSOFIA CLÁSSICA 2025Os Anais de Filosofia Clássica publicam semestralmente textos de filosofia clássica submetidos ao seu conselho editorial internacional e trabalhos selecionados apresentados nos seminários e simpósios do Laboratório OUSIA de Estudos Clássicos da UFRJ e seus parceiros.
Os manuscritos são submetidos à avaliação cega de pares.
Principal via de discussão filosófica e filológica do Laboratório OUSIA junto a centros de pesquisa em filosofia e filologia clássica de universidades em vários países, a revista visa integrar em sua linha editorial os rumos e resultados desta colaboração.
Estão abertas as submissões para os números 36 e 37 dos ANAIS de FILOSOFIA CLÁSSICA
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA de Artigos para os ANAIS DE FILOSOFIA CLÁSSICA 2025O Número 35 de 2024 é resultante de submissões livres, sem um dossier especial, reunindo vários artigos relacionados à colaboração do Laboratório OUSIA com grupos de pesquisa como o Séminaire Présocratiques do Centre Léon Robin, que nos prima com as abordagens originais de Nestor Cordero sobre o estatuto da investigação ontológica de Parmênides e Heráclito, físicos em um sentido antigo e próprio da physis; e o artigo da jovem pesquisadora Prudence Audié sobre as raízes divinizadas na Cosmologia de Empédocles. Ambos reabrem a crítica às categorias aristotélicas com que o cânone da História da Filosofia os interpreta. Também este número comporta artigos resultantes de seminários dos grupos de História da Matematica: Pã Montenegro e Gérard Grimberg sobre a quadratura do círculo em Antifonte e Brison; e de Lógica Universal: Henrique Maia sobre o algoritmo hedonista de Epicuro. Junto com o artigo de Pedro Lemgruber sobre o sentido da investigação do princípio de não-contradição dentro da ontologia aristotélica, estes artigos abordam aspectos axiomáticos do pensamento que traçam um diálogo interdisciplinar entre a Filosofia e a Matemática, o que nos levou a dar o título desse volume: FILOSOFIA CLÁSSICA E MATEMÁTICA. A conjunção foi casual para a coletânea editorial, mas está enraizada nas discussões que unem problemas axiomáticos, lógicos e ontológicos. Como diz a lenda, no pórtico da Academia estava escrito: não entre sem passar pela Geometria.
O número comporta também artigos sobre outros temas da História da Filosofia Antiga: o problema do Bem como chave para traçar continuidades e rupturas da Filosofia Prática de Aristóteles com a Política de Platão, no artigo de Gian Carvalho; e a reflexão sobre a historicidade de Diotima no Banquete de Platão, problema que move, para além da reflexão sobre a dramaticidade da obra, também questões relativas à presença feminina na História da Filosofia.
Vale agradecer às assíduas colaboradoras Verônica Araújo e Caroline Ting, e ao designer Marlus Araújo, pela editoração final deste número e também a todos os avaliadores, cujos nomes não podem aparecer nos editoriais mas virão amiúde nas listas divulgadas periodicamente.
Boa leitura!