O Amor de Diotima no Banquete de Platão

Eros como intermediário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v18i35.57159

Palavras-chave:

Diotima, Eros, Platão, Intermediário

Resumo

A concepção de Eros enquanto intermediário, no Banquete de Platão, é apresentada pela sacerdotisa Diotima de Mantineia, em seu diálogo com um jovem Sócrates. É por meio de seus ensinamentos a um jovem Sócrates que vemos a mudança de seu significado da herança grega, onde Eros era tido como um deus, passando, neste discurso, a ser tratado como um daímon, um intermediário, entre mortais e deuses. Na busca de compreender a sacerdotisa, assume-se que se trata de uma personagem mítica de Platão, para modificar o sentido de Eros, apresentado como um intermediário pela sacerdotisa, portanto, um daímon. Platão, ao estabelecer Diotima como sacerdotisa, instaura também uma personagem mítica, que inicia o jovem Sócrates no caminho de Eros tal como se fazia com os iniciados nos mistérios de Elêusis, estabelecendo uma relação mistérica e intermediária, desdivinizando Eros, o colocando como intermediário.

Biografia do Autor

Cristina Serrão Gonçalves, Universidade de Brasília

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (2016), Especialização em Ensino da Filosofia para o Ensino Médio (2019) e Mestrado em andamento em Metafísica, pela Universidade de Brasília (UnB). 

Referências

ACKER, C.B.A. Diotima de Mantineia. In.: Gênero e Conhecimento: Saberes localizados e poder, nº 05. Rio de Janeiro: Em construção, p. 123-129, 2019. Trad.: Ana Amélia Costa.

AZEVEDO, M.T.S de. Platão. O Banquete. Lisboa: Edições 70, 2019.

AZEVEDO, M.T.S de. Platão. O Banquete. Lisboa: Edições 70, 2019.

BERNABÉ, A. Platão e o orfismo. Diálogos entre religião e filosofia. São Paulo, Annablume Clássica, 2011.

BURKERT,W. Antigos cultos de mistério. São Paulo, Edusp, 1991.

CARAM, J. P. Platão contra o amor platônico. São Paulo, Edições Loyola, 2018.

MACEDO, D.D. Do elogio à verdade: um estudo sobre a noção de Eros como intermediário no Banquete de Platão.Edipucrs, 2001.

VERNANT, J-P. Mito e Religião na Grécia Antiga. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2006.

WAITHE, M.E. ‘Diotima of Mantinea’ in: ME Waithe (ed), A History of Women Philosophers, I, Martinus Nijhoff, Dordrecht & Boston, 1987.

Downloads

Publicado

2025-01-21