O Amor de Diotima no Banquete de Platão

Eros como intermediário

Autori

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v18i35.57159

Parole chiave:

Diotima, Eros, Platão, Intermediário

Abstract

A concepção de Eros enquanto intermediário, no Banquete de Platão, é apresentada pela sacerdotisa Diotima de Mantineia, em seu diálogo com um jovem Sócrates. É por meio de seus ensinamentos a um jovem Sócrates que vemos a mudança de seu significado da herança grega, onde Eros era tido como um deus, passando, neste discurso, a ser tratado como um daímon, um intermediário, entre mortais e deuses. Na busca de compreender a sacerdotisa, assume-se que se trata de uma personagem mítica de Platão, para modificar o sentido de Eros, apresentado como um intermediário pela sacerdotisa, portanto, um daímon. Platão, ao estabelecer Diotima como sacerdotisa, instaura também uma personagem mítica, que inicia o jovem Sócrates no caminho de Eros tal como se fazia com os iniciados nos mistérios de Elêusis, estabelecendo uma relação mistérica e intermediária, desdivinizando Eros, o colocando como intermediário.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Cristina Serrão Gonçalves, Universidade de Brasília

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (2016), Especialização em Ensino da Filosofia para o Ensino Médio (2019) e Mestrado em andamento em Metafísica, pela Universidade de Brasília (UnB). 

Riferimenti bibliografici

ACKER, C.B.A. Diotima de Mantineia. In.: Gênero e Conhecimento: Saberes localizados e poder, nº 05. Rio de Janeiro: Em construção, p. 123-129, 2019. Trad.: Ana Amélia Costa.

AZEVEDO, M.T.S de. Platão. O Banquete. Lisboa: Edições 70, 2019.

AZEVEDO, M.T.S de. Platão. O Banquete. Lisboa: Edições 70, 2019.

BERNABÉ, A. Platão e o orfismo. Diálogos entre religião e filosofia. São Paulo, Annablume Clássica, 2011.

BURKERT,W. Antigos cultos de mistério. São Paulo, Edusp, 1991.

CARAM, J. P. Platão contra o amor platônico. São Paulo, Edições Loyola, 2018.

MACEDO, D.D. Do elogio à verdade: um estudo sobre a noção de Eros como intermediário no Banquete de Platão.Edipucrs, 2001.

VERNANT, J-P. Mito e Religião na Grécia Antiga. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2006.

WAITHE, M.E. ‘Diotima of Mantinea’ in: ME Waithe (ed), A History of Women Philosophers, I, Martinus Nijhoff, Dordrecht & Boston, 1987.

Pubblicato

2025-01-21