EL ESTOICISMO COMO ESCUELA: PROBLEMÁTICAS VINCULADAS A SU SISTEMATICIDAD
DOI:
https://doi.org/10.47661/afcl.v7i13.1368Resumo
Tomando como ponto de partida as interpretações oferecidas por P. Hadot (1979) e K. Ierondiakonou (1993), o presente trabalho tem como objetivo analizar um conjunto de dificuldades em torno ao caráter sistemático que o estoicismo tem atribuído a tripartição da filosofía. Os autores mencionados propuserom diversas articulaç¶es possíveis entre as partes da filosofía ou do discurso filosófico e as problemáticas referidas aos modos de ensino e transmissão filosófica. Partindo dessas propostas, serám nossos objetivos: i) avaliar os sentidos nos quais poderíamos referir ao caráter sistemático da filosofía estoica e, nessa mesma linha, ii) advertir quais articulaç¶es estabeleceriam as definições analizadas com o projeto pedagógico do estoicismo.Downloads
Publicado
2015-05-06
Edição
Seção
Artigos