EL ESTOICISMO COMO ESCUELA: PROBLEMÁTICAS VINCULADAS A SU SISTEMATICIDAD

Autores

  • Natacha Bustos VIVA VOX / DFL / UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v7i13.1368

Resumo

Tomando como ponto de partida as interpretações oferecidas por P. Hadot (1979) e K. Ierondiakonou (1993), o presente trabalho tem como objetivo analizar um conjunto de dificuldades em torno ao caráter sistemático que o estoicismo tem atribuído a tripartição da filosofía. Os autores mencionados propuserom diversas articulaç¶es possíveis entre as partes da filosofía ou do discurso filosófico e as problemáticas referidas aos modos de ensino e transmissão filosófica. Partindo dessas propostas, serám nossos objetivos: i) avaliar os sentidos nos quais poderíamos referir ao caráter sistemático da filosofía estoica e, nessa mesma linha, ii) advertir quais articulaç¶es estabeleceriam as definições analizadas com o projeto pedagógico do estoicismo.

Biografia do Autor

Natacha Bustos, VIVA VOX / DFL / UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

É bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ \ 1995), mestre em Filosofia Clássica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ \ 1998) e doutor em Filosofia Clássica também pela PUC-RJ (2002). Atualmente é professor associado nível 01 na UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Foi o editor responsável dos CADERNOS UFS DE FILOSOFIA entre julho de 2008 e julho de 2010. É editor da revista PROMETEUS desde junho de 2008. Participa dos conselhos científicos dos CADERNOS UFS DE FILOSOFIA (DFL/UFS), da PROMETEUS (DFL/UFS), da KINESIS (UNESP/MARÍLIA), e da GRIOT (UFRB). É coordenador do grupo de pesquisa em filosofia clássica Viva Vox.

Publicado

2015-05-06

Edição

Seção

Artigos