Para uma leitura aporetica do Crátilo

Autores

  • José Gabriel Trindade dos Santos Un. de Lisboa UFCE

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v8i15.2933

Palavras-chave:

Platão, Crátilo, correção dos nomes, leituras antepredicativa e predicativa dos enunciados

Resumo

O Crátilo relata o confronto de duas teorias sobre a “correção dos nomes”. Embora ambas defendam haver uma “correção dos nomes”, enquanto o naturalismo sustenta haver uma “correção natural para todos os nomes”, o convencionalismo faz consistir a correção no “hábito e no acordo” pelo qual “alguém impõe a algo um nome”. Contra ambas as teorias, para poder revelar a natureza firme e estável da entidade nomeada, Sócrates argumenta que a nomeação deve conjugar naturalismo e convencionalismo, caracterizando a “correção do nome” como a relação pela qual o ‘nome' se refere à ‘coisa [nomeada]', a qual é cognoscível em si e por si. A par do Parménides e do Teeteto, esta proposta de leitura do Crátilo interpreta o diálogo como introdução aporética à epistemologia do Sofista.


ABSTRACT: In the Cratylus two theories on the correctness of names are confronted. Though both of them agree on there being a “correctness of names”, while ‘naturalism' supports a “natural correctness for all names”, for ‘conventionalism' correctness consists in that “convention and agreement” through which “someone imposes a name on something”. Against both theories Socrates argues that giving a name should combine the naturalist and conventionalist approaches, describing “correctness” as the relation through which a ‘name' is naturally given to something, as it is natural for it to be. Along with the Parmenides and the Theaetetus my interpretation of the dialogue sees it as an aporetic introduction to the epistemology of the Sophist.

Biografia do Autor

José Gabriel Trindade dos Santos, Un. de Lisboa UFCE

Professor Emérito da Un. de Lisboa

Professor Titular da UFCE

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Publicado

2016-04-16