Os direitos humanos e a alternativa da ética das virtudes
DOI:
https://doi.org/10.47661/afcl.v9i18.3241Palavras-chave:
Aristóteles, ética, virtudeResumo
O sistema dos direitos humanos atingiu um grande prestígio nas últimas décadas. Muitas preocupações morais são descritas neste tipo de linguagem para que possam encontrar espaço e legitimidade nos debates internacionais. Essa hegemonia, entretanto, é acompanhada por uma série de problemas, uns de natureza conceitual, devido a dificuldade de definir o que são direitos humanos, e outros de natureza prática, dada a significativa resistência internacional que os direitos humanos enfrentam. Este artigo possui dois objetivos relacionados a essas dificuldades. Em primeiro lugar, sugiro uma definição teórica para os direitos humanos a partir da teoria moral kantiana e, em segundo lugar, critico esta perspectiva por meio da ética da virtude aristotélica. Argumento que as dificuldades dos direitos humanos são inerentes à sua estrutura moral, de tipo deontológica. Por fim, o artigo propõe que a ética da virtude aristotélica pode solucionar muitos dos problemas encontrados no sistema de direitos humanos.
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