Os direitos humanos e a alternativa da ética das virtudes

Autores

  • Mário Motta Máximo Departamento de economia, IM/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v9i18.3241

Palavras-chave:

Aristóteles, ética, virtude

Resumo

O sistema dos direitos humanos atingiu um grande prestígio nas últimas décadas. Muitas preocupações morais são descritas neste tipo de linguagem para que possam encontrar espaço e legitimidade nos debates internacionais. Essa hegemonia, entretanto, é acompanhada por uma série de problemas, uns de natureza conceitual, devido a dificuldade de definir o que são direitos humanos, e outros de natureza prática, dada a significativa resistência internacional que os direitos humanos enfrentam. Este artigo possui dois objetivos relacionados a essas dificuldades. Em primeiro lugar, sugiro uma definição teórica para os direitos humanos a partir da teoria moral kantiana e, em segundo lugar, critico esta perspectiva por meio da ética da virtude aristotélica. Argumento que as dificuldades dos direitos humanos são inerentes à sua estrutura moral, de tipo deontológica. Por fim, o artigo propõe que a ética da virtude aristotélica pode solucionar muitos dos problemas encontrados no sistema de direitos humanos.

Biografia do Autor

Mário Motta Máximo, Departamento de economia, IM/UFRRJ

Professor do Departamento de Ciências Econômicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM-UFRRJ). Doutor em Economia Política Internacional (2016) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI-UFRJ). Possui titulação de mestre no mesmo programa (2011) e graduação em Ciências Econômicas (2009) pelo Instituto de Economia da UFRJ. Tem experiência na área de Economia Política, com ênfase na relação entre Teoria Moral e Teoria Econômica. Participa do Grupo de Pesquisa: Poder Global e a Geopolítica do Capitalismo.

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Publicado

2016-12-10