Licurgo l'assassino, la bipenne e la spada
DOI:
https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.34213Palavras-chave:
Dioniso, Licurgo, Homero, mito, DerveniResumo
A contribuição, reagindo também a uma sugestão de J. Bollack e a um texto de E. Magnelli, comenta o passo da Ilíada 6.130-140, do ponto de vista filológico, com a interpretação da palavra discutida βουπλήξ e o exame de muitas outras fontes, clássicas e tardias. Do ponto de vista histórico-religioso, através da análise de Plut., Quaest. Graec. 299F, 38; na comparação com este último lugar, ao ilustrar o papel dos amigos e inimigos de Dionísio, permite também clarificar um pormenor iconográfico até agora inexplicável na cratera de Derveni, soldando fontes literárias e testemunhos artísticos.Referências
Bernabè, A. Poetarum Epicorum Graecorum Testimonia et Fragmenta, Leipzig, 1988.
Barr-Sharrar, B. The Derveni Krater: Masterpiece of Classical Greek Metalwork, Athens, 2008.
_____.The Eschatological Iconography of the Derveni Krater, in Denovelle, M., Descamps- Lequime, S., Mille, B. et Verger, S. (dir.), Bronzes grecs et romains, recherches récentes. Hommage à Claude Rolley, INHA (Actes de Colloques), 2012, pp. 1-18 (http://inha.revues.org/3976).
Blumenthal, A. “Beobachtungen zu griechischen Texten IV”, Hermes 77, 1942, pp. 103-111.
Bollack, J. La Grecia di nessuno, a c. di R. Saetta-Cottone, tr. it., Palermo, 2007.
Burkert, W. Homo Necans. The Anthropology of the Ancient Greek Sacrificial Ritual and Myth, Engl. transl., Berkeley - Los Angeles - London, 1983.
Curtius, L. Pentheus, Berlin und Leipzig, 1929.
Di Marco, M., a c. di, Timone di Fliunte. Silli, Roma, 1989.
Dodds, E. R. Euripides. Bacchae, Oxford, 198810.
Dowden, K. Death and the Maiden. Girls’ Initiation Rites in Greek Mythology, London and New York, 1989.
Furley, W. D. “A Lesson To All: Lykurgos’ Fate in the Tbilisi Hymn (P.RossGeorg. I.11)”, Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik 162, 2007, pp. 63-84.
Grassigli, G. L. “La fede di Astion. Per un’interpretazione del cratere di Derveni”, Ostraka 8, 1999, pp. 99-143.
Henrichs, A. “Der rasende Gott: zur Psychologie des Dionysos und des Dionysischen in Mythos und Literatur”, Antike und Abendland 40, 1994, pp. 31-58.
Kerényi, K. Dioniso, tr. it., Milano, 20102.
Kirk, G. S. The Iliad: A Commentary. Volume II: Books 5-8, Cambridge, 1990.
Latacz, J. s. v. “Eumelos” [5], in Cancik, H. - Schneider, H. (hrsg. v.), Der Neue Pauly, 4, Stuttgart-Weimar, 1998, coll. 249-250.
Magnelli, E. “Il cratere di Derveni, Nonno e il bouplex di Licurgo”, Prometheus 35, 2009, pp. 125- 138.
Marbach, E. s. v. “Lykurgos” [1], RE 13.2, 1927, coll. 2433-2440.
Mihailov, G. “Observations sur le cratère de Derveni”, Revue des Études Anciennes 93, 1991, pp. 39- 54.
Nilsson, M. P. Geschichte der griechische Religion, München, 19673.
Nonno di Panopoli Le Dionisiache (Canti XIII-XXIV), a c. di F. Gonnelli, Milano, 2003.
Otto, W. F. Dioniso. Mito e culto, trad. it., Genova, 1997.
Picard, Ch. “Lycurgue l’Edone menaçant une ‘nourrice’ de Dionysos”, Monuments et mémoires de la Fondation Eugène Piot 45, 1951.
Robertson, M. “Monocrepis”, Greek, Roman & Byzantine Studies 13, 1972, pp. 39-48.
Rondot, V. “Le dieu à la bipenne, c'est Lycurgue”, Revue d’égyptologie 52, 2001, pp. 219-249.
Shapiro, H. A. Myth into Art. Poet and Painter in Classical Greece, London and New York, 1994.
Simon, E. “Die Lykurgie des Aischylos und der Krater von Derveni”, Egnatia 11, 2007, pp. 199-212.
_____. “Lykurgos. Frevler, Tor, Bekehrter”, in Religion, Lehre und Praxis, Akten des Kolloquiums Basel, 22. Oktober 2004, Athen, 2009, pp. 111-124.
West, M. L. (ed.), Homeri Ilias, I-II, Stuttgardiae, Monachi et Lipsiae, 1998-2000.
_____. Studies in Aeschylus, Stuttgart, 1990.