Parmenides on Knowing What-is and What-is-not

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v14i28.38781

Palavras-chave:

descriptive metaphysics, revisionary metaphysics, knowing, learning, thinking, testing, discovery, signs, what-is, what-is-not, elenchos, sêma, oida, gignôskô, manthano, punthanomai, noeô, Aristotle, Homer, Parmenides

Resumo

Parmênides se apresenta ao seu público como alguém que alcançou um profundo discernimento da natureza de to eon ou “o-que-é”. Para sustentar essa posição ele efetuou um elenchos ou “prova” dos caminhos de inquérito disponíveis para pensar, identificando e depois usando, durante o processo, um conjunto de sēmata ou “signos” informativos. A esse respeito, Parmênides falava a linguagem da descoberta que ouvira na antiga poesia grega. Do mesmo modo, sua afirmação de que nós não podemos nem aprender e nem conhecer o-que-não-é (logo, não devemos dizer ou pensar “não é”) era justificada pelo sentido comum dos antigos verbos gregos para aprender e conhecer. De maneira impressionante, a metafísica revisionista de Parmênides se apoiava em grande medida na visão amplamente compartilhada daquilo que pode ser aprendido, conhecido e tornar conhecido a outros.

Biografia do Autor

James Lesher, University of North Carolina at Chapel Hill

James Lesher teaches philosophy at the University of North Carolina at Chapel Hil.

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Publicado

2020-12-16