Fabulações do tempo em uma tragédia exuzíaca.

Autores

  • Verônica Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v15i30.54090

Palavras-chave:

Mito. Dioniso. Eṣù. Tempo. Hibridismo.

Resumo

O objetivo aqui é apresentar algumas fabulações do tempo na tragédia Penteu, de Fernando Santoro, destacando o diálogo com o outro, a recepção e o hibridismo de épocas e culturas. Em um primeiro momento, será discutida a composição anacrônica da própria obra – o desafio de escrever no presente o que se perdeu no passado – a partir do único fragmento encontrado da tragédia homônima de Ésquilo. Trata-se do verso citado por Galeno: Nenhuma gota de sangue caísse sobre o solo”. Em seguida, a reflexão acerca do tempo da memória e da repetição, bem marcado no prólogo, e a releitura do ewè “Eṣù acerta um pássaro ontem com a pedra lançada hoje”, aparentemente sem sentido, mas extremamente decisivo para compreensão de questões de caráter ético, político e existencial. Tais dimensões temporais sugerem uma interpretação ética, isto é, um modo próprio de viver e agir consoante a orientação de sabedorias ancestrais.

Biografia do Autor

Verônica Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Literatura pela Universidadede Federal do Rio de Janeiro

Referências

BRANDÃO, J. S. “Dioniso ou Baco: o deus do êxtase e do entusiasmo”. In: Mitologia Grega. 4. ed. V. II. Petrópolis: Vozes, 1991.

HEIDEGGER, M. “Ciência e pensamento do sentido”. Trad. de Emmanuel Carneiro Leão. In:______. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.

MANTÍA, F. De sangue e vinho: as Bacchae de Soyinka como exemplo de teatro sincrético, circular e multidimensional. Trad. de Luisa Buarque. Revista Anais de Filosofia Clássica, v. 13, n. 26, p.42-56, 2019.

NOVARINA, V. Diante da palavra. Trad. de Amgela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.

OTTO, W. Teofania. Trad. de Ordep Trindade Serra. São Paulo: Odysseus, 2006.

Santoro, F. “Sobre a recepção antropofágica de uma tragédia perdida”. Revista de Estudos Clássicos, Rio de Janeiro, vol. 8, n. 2, 2020, p. 92-138.

Soyinka, W. The Bacchae. London-New York: Norton & Company, 2004.

Vernant, J.P. “Aspectos míticos da memória”. In: Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Trad. de Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

Downloads

Publicado

2022-09-08