Vitória e Expectação:Reflexões sobre o Discurso A Expectativa da Fé (1843)

Autores

  • Ramon Bolívar Germano UEPA

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i30.10105

Palavras-chave:

VITÓRIA, EXPECTAÇÃO, SER, DEVIR

Resumo

O discurso intitulado A Expectativa da Fé (1843) é um mergulho na relação do homem para com o porvir. Neste artigo, veremos como a compreensão da expectativa da fé como vitória é ao mesmo tempo uma reflexão sobre o ser humano compreendido como si-mesmo e sobre a relação crítica entre ser e devir no homem.

 

 

Referências Bibliográficas


CORDEIRO, R. C. O Crepúsculo dos Deuses e a Alvorada do Nada: o advento da morte de Deus no pensamento de Nietzsche.Sofia, v. III, n.
2, 2014, p. 178-197.

 

FERRO, N. Anti-Climacus e a noção de natureza humana: uma passagem d'A Doença para a Morte. Pensando -- Revista de Filosofia, v. II, n. 4 (2011), p. 140-161.

 

HAECKER, Theodor. Søren Kierkegaard und die Philosophie der Innerlichkeit. München: Verlag von J. F. Schreiber, 1913 (Facsimile).

 

KIERKEGAARD, Søren A. Søren Kierkegaards Skrifer (SKS, versão 1.8.1, 2014) http://sks.dk/forside/indhold.asp

 

_____. Pós-Escrito Conclusivo Não-científico às Migalhas Filosóficas. Tradução de Álvaro Luiz M. Valls. Petrópolis: EditoraVozes; São Paulo: Editora Universitária São Francisco, 2013.

 

_____. O Conceito de Angústia. Tradução de Álvaro Luiz M. Valls. Petrópolis: Editora Vozes; São Paulo: Editora Universitária São Francisco, 2010a.


_____. Discursos Edificantes. Tres Discursos para ocasiones supuestas. Tradução de Darío González. Madrid: Trotta, 2010b.


_____. Migalhas Filosóficas ou um bocadinho da filosofia de Johannes Clímacus. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls e Ernani Reichmann. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.


NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke: Kritische Studienausgabe in 15 Bänden. München: DeutscherTaschenbuchVerlag de Gruyter, 1999.

Biografia do Autor

Ramon Bolívar Germano, UEPA

Ramon Bolívar é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba e atua nas áreas de filosofia da religião e metafísica. Atualmente realiza sua pesquisa doutoral com foco no pensamento do filósofo dinamarquês S. A. Kierkegaard.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos