Diretrizes para Autores
Regras Editorias da Revista Ítaca
As normas de formatação de artigos, ensaios, resenhas e traduções podem ser encontradas no seguinte documento: Modelo de Formatação. O/a autor/a deve fazer o download desse modelo para formatar o artigo/ensaio/resenha/tradução de acordo.
Seguem, abaixo, informações adicionais sobre a formatação.
Detalhes sobre o arquivo
Tipo do Arquivo: .DOCX ou .ODT (Não enviar arquivo em formato PDF)
Informações gerais sobre formatação
Formato da página: A4
Fonte do texto: Times New Roman
Extensão mínima do texto: 40.000 caracteres (incluindo espaços).
Resumo e sua tradução: Devem conter de 80 a 100 palavras (já incluídos na extensão do texto).
Palavras-chave e suas traduções: No mínimo 4 e no máximo 6 palavras-chave, em maiúsculas, separadas por ponto e vírgula (;)
Observação: O título, o resumo e as palavras-chave podem ser traduzidos para o inglês, para o francês ou para o espanhol.
Formatação das notas de rodapé: tamanho 8 e alinhamento à esquerda.
Divisões textuais: solicitamos que sejam especificadas as principais divisões do texto, como Introdução e Conclusão (ou Considerações finais). Tais seções não devem possuir numeração.
Não devem ser utilizadas palavras em caixa alta no texto, caracteres gregos ou chamadas idem, ibid, op.cit, passim ou loc. cit..
Se for necessário o uso de algum conceito grego, o mesmo deve ser apresentado em caracteres latinos.
Normas para citações
O sistema de citações adotado na Revista Ítaca é autor-data (nomenclatura adotada pela NBR 10520).
As referências das citações diretas e indiretas são feitas no corpo do texto, e não no rodapé.
Exemplo:
1) David Copp (2011, p. 38) propôe que fatos normativos sejam tais que "concern solutions to, or ways to ameliorate, certain generic problems faced by human beings in the circumstances they face in their ordinary lives."
2) Podemos entender fatos normativos como aqueles que "concern solutions to, or ways to ameliorate, certain generic problems faced by human beings in the circumstances they face in their ordinary lives." (COPP, 2011, p. 38)
Observação: apenas a chamada confere ou confronte, indicada textualmente por 'cf.', deve vir em nota de rodapé.
Para citar autores clássicos, como Aristóteles, Immanuel Kant e outros, ou obras com divisões peculiares, as convenções estabelecidas pela academia podem ser seguidas.
Exemplo: HOMERO, Ilíada, VI, vs. 29-66. PLATÃO. A República, VII, 520a.
Citações diretas contendo até três linhas devem vir com aspas duplas, e aquelas que ultrapassarem três linhas devem ser destacadas do parágrafo, sem aspas, recuadas em 4 cm, e formatadas com tamanho de fonte 8. A referência deve ser indicada logo em seguida.
Detalhes adicionais
Solicitamos que os autores estejam atentos à indicação de grifos nas citações, através das expressões 'grifo nosso' ou 'grifo do autor', e que indiquem caso tenham realizado alguma tradução no texto consultado, através da expressão 'tradução nossa'.
Exemplo: (COPP, 2011, p. 38, grifo do autor, tradução nossa)
Solicitamos que os autores não utilizem aspas duplas - reservadas para a delimitação dos textos citados - para ênfases ou menções. Aconselhamos o uso de aspas simples, curvas ou retas, para comentários a um termo ou expressões, e solicitamos que as ênfases sejam em itálico e não em negrito.
Todos os termos estrangeiros devem vir em itálico, mesmo que de uso frequente em textos de filosofia como modus ponens, relata, etc.
Todas as traduções no texto são de inteira responsabilidade do autor, e a Revista Ítaca não se responsabiliza por problemas ortográficos na língua escolhida.
Utilizar colchetes, e não parênteses, para supressões ou modificações nas citações diretas.
Referências bibliográficas
Apenas as obras citadas, direta ou indiretamente, devem ser indicadas.
As referências bibliográficas devem ser organizadas em ordem alfabética após normalização, a saber, por sobrenome do(s) autor(es). Cada entrada deve ser escrita em uma única linha, alinhada à esquerda, e sem a utilização de caixa alta nos nomes das obras, revistas ou editoras.
Para fins de padronização, a autoria (ou organização) até dois nomes é indicada por prenome e sobrenome apenas, e não devem ser abreviados. Para a indicação de três ou mais autores (ou organizadores), segue-se o estabelecido na NBR6023.
Para todas as obras traduzidas, é necessário indicar a tradução, mesmo que a obra consultada não esteja em português. A indicação do nome do(s) tradutor(es) é feita logo após o Título.
Todos os materiais consultados online devem conter a URL (ou DOI) acessada. No seguinte formato: Disponível em: <URL/DOI>. Acesso em: 26 abr. 2016. A preferência é pelo DOI, que deve ser iniciado por http://dx.doi.org/, como em http://dx.doi.org/10.1007/s11098-014-0298-8.
Em todas as indicações de data, o nome do mês é abreviado.
A apresentação das referências deve seguir os modelos e exemplos abaixo:
Livro, manual, teses, dissertações
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. (edição). Cidade: Editora, ano de publicação.
Exemplo: KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
Observação: A edição é indicada conforme exibida na obra consultada. Não é necessário indicar se for a 1ª edição.
Artigo ou capítulo em livros e manuais
SOBRENOME, Prenome. Título do artigo ou do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. (Org./Ed.). Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano de publicação. páginas que o artigo ocupa na obra ou capítulo.
Exemplo: AUDI, Robert. Conhecimento moral e pluralismo ético. In: GRECO, John; SOSA, Ernest (Org.). Compêndio de Epistemologia. Tradução de Alessandra Siedschlag e Fernandes Rogério Bettoni. São Paulo: Edições Loyola, 2008. p. 419-468.
Observação: A indicação de tradução deve ser feita logo após o título. Se apenas o artigo foi traduzido, logo após o título do mesmo, se toda a obra foi traduzida, após o título da mesma.
Artigo em periódicos impressos ou online
SOBRENOME, Prenome. Título do artigo ou recensão. Título do periódico, Cidade, volume (abreviado) em algarismos romanos, número (abreviado) do periódico em algarismos romanos, páginas que o artigo ocupa no periódico, período de publicação ou ano.
Exemplo: HARMAN, Gilbert. Moral relativism is moral realism. Philosophical Studies, v. 172, n. 5, p. 855-863, apr. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1007/s11098-014-0298-8>. Acesso em: 14 jun. 2016.
Observação: o nome do mês deve estar no idioma original da publicação.
* Verbetes em dicionários e enciclopédias de grande relevância acadêmica, disponíveis online, como Stanford Encyclopedia of Philosophy e similares, são apresentados como artigos no formato abaixo:
SOBRENOME, Prenome. Título do artigo ou verbete. In: Nome do dicionário ou enciclopédia, ano de publicação.
Exemplo: GOWANS, Chris. Moral Relativism. In: The Stanford Encyclopedia of Philosophy. 2015.
Disponível em: <http://plato.stanford.edu/entries/moral-relativism/>. Acesso em: 16 fev. 2016.
Observação: A citação direta desses trechos ficará semelhante a uma citação indireta, já que não há paginação. A distinção entre as duas modalidades de citação é o uso de aspas duplas.
Para apresentar a referência de matérias e notícias em jornais e revistas ou legislações, favor consultar a NBR6023.
Todas as regras editoriais foram baseadas nas normas NBR10520 e NBR6023.
Somente serão analisados os artigos que contemplarem as exigências editoriais. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o e-mail revistaitacappgf@gmail.com.
Atenciosamente,
A Comissão Editorial da Revista Ítaca