O Fetichismo da Mercadoria Cultural e seus Desdobramentos na obra O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição (1938) de T. W. Adorno

Autores

  • Fábio César Da Silva UFOP

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i15.253

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de “fetichismo” no texto “O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição” (1938) de T.W. Adorno (1909-1969). Para isso, ter-se-á primeiramente que demonstrar como o uso desse conceito em Adorno não é uma mera recepção do termo marxiano ”fetichismo da mercadoria”, localizado na obra O Capital, mas sim, uma ampliação desse em ‘fetichismo da mercadoria cultural”. Segundo, estabelecer-se-á a relação desse conceito com o conceito de“pseudomorfose” encontrado em outras obras de T.W. Adorno.

Palavras-chave: fetichismo; fetichismo da mercadoria; fetichismo da mercadoria cultural; indústria cultural; T.W. Adorno.

Abstract: This paper aims to present the concept of "fetishism" in the text "On The Fetish-Character in Music and the Regression of Listening" (1938) by TW Adorno (1909-1969). For this, have to be first to demonstrate how the use of this concept in Adorno does not merely accept the word Marxian "commodity fetishism", located in our Capital, but rather an extension of that in “fetishismo of culture commodity”. Second, establish will be the relationship of this concept with the concept of "pseudomorphosis" found in other works by T.W Adorno.

Keywords: fetishism; commodity fetishism; fetishism of culture commodity; culture industry; T.W. Adorno.

Biografia do Autor

Fábio César Da Silva, UFOP

Mestrando em Estética e Filosofia da Arte pela UFOP

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Publicado

2010-10-10

Edição

Seção

Artigos