O Estatuto Ontológico das Obras de Arte
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i15.260Resumo
Resumo: Este artigo investiga os comprometimentos ontológicos das obras de arte, tendo como base os escritos da filósofa contemporânea Amie Thomasson. A autora afirma que a questão central da ontologia da arte é: que tipo de entidade é uma obra de arte? Essa questão não deve ser respondida através de uma definição conceitual da arte, mas da busca de um espaço categorial bem sucedido para a alocação da arte. Thomasson defende que as categorias dualistas da metafísica tradicional não podem subsumir a arte, pois ela comporta características híbridas. Assim, é necessário criar novas categorias para alocar as obras de arte.
Palavras-chave: ontologia, obra de arte, sistema analítico, categorias ontológicas, dependência.
Abstract: This paper investigates the ontological commitments of works of art, having as basis the writings of the contemporary philosopher Amie Thomasson. The author says that the central question of ontology of art is: what sort of entity a work of art is? This question should not be answered through a conceptual definition of art, but rather by searching a successful categorical space for the assignment of art. Thomasson defends that the dualistic categories of traditional metaphysics cannot subsume art, because it includes hybrid characteristics. Therefore, it is necessary to create new categories to accommodate the works of art.
Key Words: ontology, works of art, analytic system, ontological categories, dependence.
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