Como transformar um urinol em arte, ou: Danto e o problema da “identificação artística”
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i15.261Resumo
Resumo: A filosofia da arte de Arthur Danto busca refletir sobre as novas práticas artísticas contemporâneas, definidas a partir de uma imersão estratégica das obras no mundo real. Tais práticas remontam ao ready-made de Duchamp, o qual, consagrado e generalizado a partir dos anos sessenta, estabelece um novo paradigma artístico, pelo qual objetos comuns, não-artísticos, passam a ser considerados arte, sob certas circunstâncias. Entre os inúmeros problemas filosóficos despertados por estes acontecimentos, e aos quais Danto dedica seus esforços, abordaremos neste artigo o problema da “identificação” artística, ato pelo qual um objeto é designado, ou reconhecido, como sendo arte.
Palavras-chave: Arte contemporânea; ready-made; identificação artística; proveniência não-artística; falsificações.
Abstract: Arthur Danto's philosophy of art is a meditation concerning the new contemporary artistic practices in its search for strategical immersion of artistic objects into the real world. Such practices, originated in Duchamp's ready-mades, establish a new artistic standard by wich common, non-artistic objects, happen to be considered art under certain circumstances. Among the numerous philosophical problems raised by such events, and to wich Danto will address his efforts, we will approach in this article the problem of “artistic identification”, the act by wich an object is designated or recognized as being an artwork.
Key-words: Contemporary art; ready-made; artistic identification; non-artistic provenance; fakes.
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