Arte e desvendamento ontológico em Martin Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i15.267Resumo
Resumo: A conferência A origem da obra de Arte [Der Ursprung der Kunstwerkes], proferida em novembro de 1936 em Frankfurt é publicada em 1945 na coletânea Holzwege. Neste texto, a obra de arte é apresentada como o "pôr-se em obra da verdade". O que se intenta considerar aqui é a importancia da articulação destas duas tematizações, verdade e obra de arte, assim como o aspecto ontológico que Heidegger atribui à obra de arte como "acontecimento" fundador de mundo.
Palavras-chave: Heidegger; estética; verdade; arte ; pós-modernismo
Abstract: The lecture The Origin of the work of Art [Der Ursprung der Kunstwerkes], delivered in november of 1936 in Frankfurt is published in 1945 in the compilation Holzwege. In this text, the work of art is presented as the "setting-itself-to-work of truth". The intent here is to consider the relevance of the connection between these two thematizations, truth and artwork, as well as the ontological aspect that Heidegger attaches to the artwork as a "event" that sets up a world.
Key words: Heidegger; aesthetics; truth; art; post-modernism
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