No fim da filosofia, poesia e pensamento

Fabio Galera Moreira

Resumo


O artigo pretende abordar a questão elaborada por Heidegger acerca do fim da Filosofia, procurando pensar, em tal retomada, o envio histórico para uma abertura de conciliação entre poesia e pensamento. Os primeiros passos da investigação partirão do fim da filosofia. Iniciaremos pelo fim da filosofia, que é o nosso momento atual, pretendendo visualizar de modo privilegiado o poder de seu princípio, princípio este que poderá revelar uma possibilidade de articulação e visualização do mútuo pertencimento de poesia e pensamento.


Palavras-chave


Fim da filosofia; Poesia; Pensamento; Verdade.

Texto completo:

PDF

Referências


GALERA, Fábio. A compreensão da téchne como epistéme no Íon: um modelo hermenêutico de racionalidade. Ano IV - Número 14. Piauí: Revista dEsEnrEdoS, 2012. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2019.

__________. Caminho, poética, acontecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2013.

HEIDEGGER, Martin. A questão fundamental da filosofia. In: Ser e Verdade. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

__________. A superação da metafísica. In: Ensaios e Conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Márcia Sá Cavalcante Schuback. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

__________. Contribuições à filosofia (Do Acontecimento Apropriador). Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.

__________. Hegel e os gregos. In: Marcas do caminho. Tradução de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008.

__________. O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. In: Os pensadores: Heidegger. Tradução Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultura, 1996a.

__________. O que é isto – A filosofia? In: Os pensadores: Heidegger. Tradução Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultura, 1996b.

__________. Sobre o humanismo. Introdução, tradução e notas de Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1974.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Ítaca - Periódico acadêmico administrado e editado por discentes de pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

ISSN (1519-9002 | 1679-6799) 

 

Última atualização: Agosto/2019

Last update: Agust/2019