No fim da filosofia, poesia e pensamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i34.26715

Palavras-chave:

Fim da filosofia, Poesia, Pensamento, Verdade.

Resumo

O artigo pretende abordar a questão elaborada por Heidegger acerca do fim da Filosofia, procurando pensar, em tal retomada, o envio histórico para uma abertura de conciliação entre poesia e pensamento. Os primeiros passos da investigação partirão do fim da filosofia. Iniciaremos pelo fim da filosofia, que é o nosso momento atual, pretendendo visualizar de modo privilegiado o poder de seu princípio, princípio este que poderá revelar uma possibilidade de articulação e visualização do mútuo pertencimento de poesia e pensamento.

Biografia do Autor

Fabio Galera Moreira, Fundação Técnico-Educacional Souza Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF/UFRJ)

Fábio Galera é Doutor em Ciência da Literatura - UFRJ, com pesquisa concentrada na área de Poética. Sua tese, Ser Homem no Grande Sertão: Travessia, Tempo, Ser, apresenta a obra Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, partindo de um olhar existencial acerca do homem, da vida e da temporalidade, entendida como conquista de liberdade e ação, numa dimensão de apropriação de possibilidades e limites. Em 2018 iniciou o curso de Doutorado em em Filosofia na UFRJ. Possui título de Mestre em Ciência da Literatura - UFRJ (Poética), com pesquisa concentrada no diálogo entre Poesia e Pensamento, pesquisando fundamentalmente a questão da linguagem em Martin Heidegger. Também é Mestre em Filosofia - UFF (Estética e Filosofia da Arte), título que conquistou pesquisando o tema da aplicação/apropriação hermenêutica, tal como é tratada pelos filósofos Paul Ricoeur e Hans-George Gadamer. É Especializado em Literatura Infanto-juvenil - UNESA (Universidade Estácio de Sá) e em Educação Especial - UNIRIO. Licenciou-se em Letras - Português/Literaturas de Língua Portuguesa e também possui título de Bacharel e Licenciatura em Filosofia - UFRJ. Coordena o Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques desde 2015, onde também leciona principalmente Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Cultura Brasileira, Literatura Infantil, Formação do Leitor, Orientação de TCC e disciplinas pedagógicas. Integra o Conselho Editorial da Revista dEsEnrEdoS. Fábio Galera está envolvido profissionalmente com as áreas de Letras e Filosofia, concentrando sua atuação em temas de Poética, Estética, Teoria Literária e Literatura. Publicou o livro Caminho, Poética, Acontecimento, como autor, e ainda é coautor de ensaios contidos nos livros Convite ao Pensar e Educar Poético.

Referências

GALERA, Fábio. A compreensão da téchne como epistéme no Íon: um modelo hermenêutico de racionalidade. Ano IV - Número 14. Piauí: Revista dEsEnrEdoS, 2012. Disponível em: <http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/14-Artigo-FabioGalera-TechneEpisteme.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2019.

__________. Caminho, poética, acontecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2013.

HEIDEGGER, Martin. A questão fundamental da filosofia. In: Ser e Verdade. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

__________. A superação da metafísica. In: Ensaios e Conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Márcia Sá Cavalcante Schuback. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

__________. Contribuições à filosofia (Do Acontecimento Apropriador). Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.

__________. Hegel e os gregos. In: Marcas do caminho. Tradução de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008.

__________. O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. In: Os pensadores: Heidegger. Tradução Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultura, 1996a.

__________. O que é isto – A filosofia? In: Os pensadores: Heidegger. Tradução Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultura, 1996b.

__________. Sobre o humanismo. Introdução, tradução e notas de Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1974.

Downloads

Publicado

2020-02-19

Edição

Seção

Artigos