Uma leitura heideggeriana da finitude na Crítica da Razão Pura de Kant
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i15.268Resumo
Resumo: O trabalho pretende tratar da questão da finitude e, consequentemente, também da infinitude, no sistema filosófico kantiano, bem como discutir as prováveis conseqüências do modo como essas noções são caracterizadas. A discussão e a tentativa de estabelecer um diálogo com o que está em jogo em Kant, dar-se-ão, no entanto, a partir do modo como Heidegger pensa a questão da finitude.
Palavras-chave: finitude; infinitude; tempo; conhecimento; razão.
Abstract: The paper intends to approach the question of finitude and consequently also the question of infinitude on Kant's philosophical system, as well as discuss the expected consequences of the way those notions are characterized. The discussion and the attempt of establishing a dialogue with what is at issue on Kant's thought will be made through the way Heidegger thonks the question of finitude.
Keywords: finitude; infinitude; time; knowledge; reason.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.