Aprendizagem da Virtude em Aristóteles
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i15.285Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é de destacar a posição aristotélica no contexto da Paideia grega. Para a Ética de Aristóteles, virtude implica uma formação, ninguém se torna virtuoso por natureza, mas por costume. O conceito de virtude tende a ser esclarecido pelo entendimento de seu processo de aquisição. Tal aprendizagem se dá em dois níveis: em um se aprende a reconhecer a virtude em ato, pois, sua prática implica de certo modo conhecimento ou sabedoria; o outro remete à gênese dos hábitos na experiência, sendo justamente pela experiência de prazer e dor que se forma o gosto pelas ações virtuosas.
Palavras-chave: virtude, caráter, Paidéia, Aristóteles, prazer.
Abstract: The objective of this work is to highlight the position of Aristotle in the context of Greek paideia. For Aristotle, virtue involves education, no one becomes virtuous by nature but by custom. The concept of virtue tends to be clarified by understanding the process of acquisition. This learning takes place at two levels: one leads to recognize the virtue in action, because this practice involves knowledge or wisdom, the other refers to what is earned by experience, and is just because there is a experience of pleasure and pain is possible to get the appreciation for virtuous deeds.
Keywords: virtue, character, Paideia, Aristotle, pleasure.
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