O FEMININO E A MATERNIDADE NA PSICANÁLISE FREUDIANA: REFLEXÕES CRÍTICAS

Autores

  • Thais Becker de Campos
  • Monah Winograd

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i37.58999

Resumo

O presente artigo discute a visão freudiana de feminilidade e maternidade. Propõe-se, inicialmente, uma contextualização sócio-histórica de Sigmund Freud (1856-1939). Destacam-se como influências importantes nos escritos do autor, a cultura patriarcal, as ideias iluministas de complementaridade e o ideal romântico de feminilidade. O artigo analisa como estas influências aparecem na teoria freudiana sobre o feminino. É realizado um estudo sobre o conceito de Complexo de Édipo para a realização de uma análise crítica da visão freudiana sobre o que seria um desenvolvimento saudável da feminilidade, que envolveria a realização da maternidade como destino ideal.

Biografia do Autor

Thais Becker de Campos

Graduada e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.Autora do livro "Feminilidade e Maternidade na Psicanálise" pela Editora Appris e "Arte Grega e Sublimação: reflexões psicanalíticas" pela editora Iperfil

Monah Winograd

Possui graduação em Psicologia pela UFRJ (1992), Especialização em Psicoterapia pela UFRJ (1994), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Atualmente é Professora Associada do PPG em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, Vice-decana de Pós-graduação e Pesquisa do CTCH da PUC-Rio. Coordena o Laboratório de Pesquisas Avançadas em Psicanálise e Subjetividade (LAPSU) e o Digital Humanities Lab-PUC-Rio. É pesquisadora da Cátedra Sérgio Vieira De Mello (ACNUR-ONU) e integra as linhas de pesquisa Psicanálise: Clínica e Cultura e Psicologia Social. Tem como eixos de pesquisa atuais a pulsão de morte nos processos individuais e coletivos, psicologia das massas e aspectos subjetivos da experiência do refúgio. Coordena as pesquisas Situação Psíquica em Contextos de Violência, Exclusão Social e Desterritorialização e A Pulsão de Morte Contra a Pulsão de Morte.Foi Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ/2010)

Downloads

Publicado

2023-05-27

Edição

Seção

Artigos