Merleau-Ponty às voltas com a psicologia: dificuldades e perspectivas de seus primeiros escritos
Resumo
O artigo pretende apresentar e discutir alguns conceitos presentes nos primeiros escritos do fenomenólogo francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Mais especificamente nos debruçamos sobre o método de escrita e análise que o autor escolhe para sua tese complementar, A estrutura do comportamento – a perspectiva do espectador estrangeiro – e dos conceitos de Gestalt, comportamento e percepção, também presentes na tese complementar, bem como em seu projeto de trabalho O primado da percepção e suas consequências filosóficas. O que há de comum a todas essas questões é o fato de serem conceitos resistentes a uma visada pretensamente pura – intelectualista – ou inteiramente concreta – materialista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafaela Ferreira Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.