Adorno, Beethoven
Estilo tardio como fuga do idealismo alemão
Resumo
O artigo apresenta o conceito de estilo tardio, formulado por Theodor W. Adorno em contato direto com as obras do chamado “Terceiro Beethoven”. Ele visa avaliar as nuances musicológicas e filosóficas elaboradas pelo autor, demonstrando a fecundidade de sua conceituação em “Alla danza tedesca”, uma das seções do Quarteto de cordas em si bemol maior, op. 130. Investiga, por conseguinte, a miríade de conceitos musicais e filosóficos apresentados de maneira mais ampla no projeto de livro sobre Beethoven (Beethoven: Philosophie der Musik), sabidamente inacabado mas publicado no primeiro volume dos Escritos póstumos, e confere um tratamento especial aos artigos publicados posteriormente na coletânea Moments Musicaux: “Estilo tardio de Beethoven” (Spätstils Beethoven) e “Missa solemnis: obra-prima estranhada” (Missa solemnis. Verfremdetes Hauptwerk). Acompanhando a tipologia musical apresentada pelo autor, o artigo insiste nas relações de parentesco originário entre música, sociedade e filosofia. Apresenta, por conseguinte, os conceitos de Adorno que correspondem a tais campos: teor de coisa (Sachgehalt) em afinidade materialista com a sociedade e teor de verdade (Wahrheitsgehalt) em afinidade com a filosofia. Seu objetivo é trazer à lume tais relações de parentesco originário, até que se torne possível compreender o estilo tardio como fuga do idealismo alemão de maneira ampla, passando sobretudo por teses de ontologia, teoria do conhecimento e filosofia da história.
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