Desacordos Profundos (Parte 2)
Teorias dos Desacordos Profundos
Resumo
Publicado originalmente em Philosophy Compass, v. 17, n. 12, e12887. DOI https://doi.org/10.1111/phc3.12887. O artigo está sob licença CC BY-NC-ND 4.0.
Qual é a importância epistemológica do desacordo profundo? A Parte I explorou a natureza do desacordo profundo, enquanto a Parte II considera sua importância epistemológica. Ela se concentra em dois problemas centrais: a incomensurabilidade e os problemas de resolubilidade racional. Analisamos criticamente as principais respostas a esses desafios, antes de levantar questões sobre uma variedade de respostas a eles, incluindo respostas céticas, relativistas e absolutistas ao problema da incomensurabilidade, e certas respostas firmes e conciliatórias ao problema da resolubilidade racional. Em seguida, passamos às dimensões éticas e políticas do desacordo profundo. Concentramo-nos em saber se a relutância de uma pessoa em se comprometer com posições que ela considera imorais ou repugnantes pode ser positiva, e concluímos com algumas reflexões sobre os riscos morais do comprometimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Chris Ranalli, Thirza Lagewaard; [Tradução por Cello Pfeil]

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.