Animaquinismo
A revolta contra a maquinização da vida na literatura de John Steinbeck
Resumo
O referido ensaio traz a obra As vinhas da ira, de John Steinbeck, para pensar sobre duas ideias: matilhamentos nomádicos e phyla animaquínicos. Steinbeck narra a violência da modernização nas primeiras décadas do século XX em contexto norte-americano, que resulta na expulsão de fazendeiros e agricultores de suas terras, destruindo suas formas de vida (Lebensform) e obrigando-os a emigrar. Os tratores surgem como máquinas destruidoras e os bancos como fantasmas intocáveis. Neste cenário de expulsão e privatização de terras, discute-se o que Fahim Amir chama de maquinização da vida, junto à lógica maquínica evocada por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Articulando estes conceitos com o de animacidade de Mel Y. Chen, reflito sobre a possibilidade de maquinismos movidos por códigos-de-vida, em contraste com aqueles movidos por códigos-de-morte. Pela trama de Steinbeck, traz-se a ideia de phyla animaquínicos junto à de matilhamentos nomádicos, evocando o que nomeia-se por animaquinismo, pensando sobre o movimento migratório de múltiplas famílias submetidas à industrialização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Latini Pfeil

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.