MUAY THAI – A PRESENÇA DE UMA CULTURA CORPORAL NO CINEMA TAILANDÊS

Autores

  • Ivo Lopes Müller Junior
  • André Mendes Capraro

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar como o novo cinema tailandês retrata seus filmes de ação que abordam o Muay Thai, especificamente de que forma o nacionalismo aliado à virilidade é apresentado nesses filmes. Foram apreciadas três obras ficcionais cinematográficas de destaque internacional: Muai Thai – Nai Khanom Tom [King of Thai boxing] (2003), Ong Bak (2003) e Tom Yum Goong [The Protector] (2005). Ao analisar as fontes empregou-se a metodologia de análise fílmica. As obras cinematográficas foram apresentadas separadamente, sendo evidenciado nas considerações finais as aproximações e distanciamentos. Concluiu-se que os filmes objetivam “iluminar o desejo” dos homens tailandeses em recuperar seu heroísmo nacionalista, necessário para restaurar o país nesse momento de crises financeira e identitária enfrentadas nos últimos anos.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Artigos