MUAY THAI – A PRESENÇA DE UMA CULTURA CORPORAL NO CINEMA TAILANDÊS
Abstract
O objetivo deste trabalho foi analisar como o novo cinema tailandês retrata seus filmes de ação que abordam o Muay Thai, especificamente de que forma o nacionalismo aliado à virilidade é apresentado nesses filmes. Foram apreciadas três obras ficcionais cinematográficas de destaque internacional: Muai Thai – Nai Khanom Tom [King of Thai boxing] (2003), Ong Bak (2003) e Tom Yum Goong [The Protector] (2005). Ao analisar as fontes empregou-se a metodologia de análise fílmica. As obras cinematográficas foram apresentadas separadamente, sendo evidenciado nas considerações finais as aproximações e distanciamentos. Concluiu-se que os filmes objetivam “iluminar o desejo” dos homens tailandeses em recuperar seu heroísmo nacionalista, necessário para restaurar o país nesse momento de crises financeira e identitária enfrentadas nos últimos anos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo ou resenha, o autor concorda em ceder o direito autoral para a publicação do texto na revista.
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso imediato e aberto ao seu conteúdo, com base no princípio de que a disponibilização gratuita das pesquisas favorece a circulação global de conhecimento.