O PREÇO DA EMOÇÃO: AS TRANSFORMAÇÕES NO CUSTO DO LAZER FUTEBOLÍSTICO NO ESTÁDIO MINEIRÃO ENTRE 1994 E 2018

Autores

  • Felipe Pereira de Queiroz
  • Silvio Ricardo da Silva

Resumo

Resumo: A presente pesquisa buscou compreender as transformações econômicas ocorridas no custo do lazer futebolístico no estádio Mineirão entre 1994 e 2018. Para tanto, traçou-se o comportamento no preço dos ingressos durante o período correlacionando com variáveis econômicas representativas, inflação e porcentagem do salário mínimo. Além disso, registrou-se a taxa de ocupação do estádio durante todo período, no intuito de refletir sobre a demanda observada. A fonte utilizada para consulta às informações tabuladas em um banco de dados foram as fichas técnicas conhecidas como Borderôs. Constatou-se que com a reinauguração do Mineirão para Copa do Mundo os preços dos ingressos, que antes apresentavam uma relativa estabilidade entres os diferentes momentos da competição, começaram a funcionar com variações de curto prazo. Os preços tornaram-se dinâmicos, de acordo com a expectativa de público do jogo ou da competição

Palavras-chave: Economia do entretenimento. Torcer em Estádios. Preço do ingresso.

 

The Price of Emotion: The Transformations in The Cost of Soccer Leisure at Mineirão Stadium Between 1994 and 2018

 

Abstract: The present research sought to understand the economic transformations that occurred in the cost of soccer leisure in the Mineirão stadium between 1994 and 2018. For this, the behavior in the price of the tickets during the period was traced correlating with representative economic variables, inflation and percentage of the minimum wage. In addition, the occupation rate of the stadium was recorded throughout the period, in order to reflect on the observed demand. The source used to consult the information tabulated in a database was the datasheets known as Borderôs. It was found that with the re-inauguration of the Mineirão for the World Cup ticket prices, which previously presented a relative stability between the different moments of the competition, began to work with short-term variations. Prices have become dynamic, according to the public expectation of the game or the competition.

Keywords: Entertainment economy. Support in Stadiums, Ticket price.

 

El Precio de la Emoción: Las Transformaciones en el Costo del Ocio Futbolístico en el Estadio Mineirão Entre 1994 Y 2018

 

Resumen: La presente investigación buscó comprender las transformaciones económicas ocurridas en el costo del ocio futbolístico en el estadio Mineirão entre 1994 y 2018. Para ello, se trazó el comportamiento de los precios de los tickets durante el período, correlacionando con variables económicas representativas, inflación y porcentaje del salario mínimo. Además, se registró la tasa de ocupación del estadio durante todo el período, con el fin de reflejar la demanda observada. La fuente utilizada para consultar la información tabulada en una base de datos fueron los archivos técnicos conocidos como Borderôs. Se encontró que con la reapertura del Mineirão para el Mundial, los precios de los tickets, que anteriormente tenían una relativa estabilidad entre los diferentes momentos del evento, comenzaron a trabajar con variaciones de corto plazo. Los precios se han vuelto dinámicos, de acuerdo con las expectativas de la audiencia del juego o del campeonato.

Palabras Clave: Economía del entretenimiento. Afición em Estadios. Precio de los tickets.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Edição

Seção

Artigos