CONSUMO AUDIOVISUAL DE JOGO DE FUTEBOL AO VIVO:

PONDERAÇÕES A PARTIR DA TORCIDA DE CLUBES ALAGOANOS

Autores

Resumo

Este artigo parte da hipótese sobre a mudança do perfil de consumo audiovisual do jogo ao vivo de futebol, de que as pessoas mais novas assistiriam menos partidas em modelos tradicionais e estariam mais dispostas para acompanhá-los pela internet. Para compreender criticamente isso, objetiva-se discutir os processos para essa mudança com a evolução das tecnologias digitais de exibição. Para esta análise, parte-se do método qualiquantitativo, mesclando discussão teórica sobre transformações no mercado audiovisual em períodos de convergência radiodifusão-telecomunicações-internet a partir dos estudos da Economia Política da Comunicação; com pesquisa quantitativa e exploratória a partir de método estatístico para análise de dados por faixa etária em Alagoas. Compreende-se a necessidade de ponderar sobre o tema a partir do contexto de desigualdades.

Biografia do Autor

Rodolfo Rorato Londero, Universidade Estadual de Londrina

Professor associado do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina, onde também é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos - Dossiê