Além do esporte

uma análise visual das publicações dos atletas olímpicos no Instagram

Autores

Resumo

O artigo investiga as visualidades do Instagram a partir das publicações de atletas olímpicos. A partir de uma metodologia baseada nas Humanidades Digitais e na Analítica Cultural, foram processadas 87.730 imagens utilizando ferramentas de visão computacional que geraram visualizações desse conjunto de dados para a identificação, compreensão e análise de padrões estéticos e visuais. Os resultados revelaram a existência de duas vertentes estéticas visuais: as esportivas e as “instagramáveis”. A maioria das postagens dos atletas no Instagram não está diretamente relacionada ao esporte, mas à vida cotidiana. No entanto, as publicações de viés esportivo tendem a despertar mais interações dos seguidores.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Gaspar Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela PUCRS na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos. Mestre em Comunicação Social pela PUCRS na Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos.

Roberto Tietzmann, PUCRS

Roberto Tietzmann é professor titular da PUCRS e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação, Artes e Design. Coordena o grupo de pesquisa ViDiCa – Cultura Digital Audiovisual e tem como interesses de pesquisa as conexões entre audiovisual e tecnologia.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos - Dossiê