A VIOLÊNCIA ATENUADA NAS TELAS: A NOVA FACE DO MMA (ARTES MARCIAIS MISTAS) EM SUA CHEGADA À REDE GLOBO

Authors

  • Fábio de Lima Alvarez
  • José Carlos Marques

Abstract

Resumo: Este artigo analisa como o MMA (Artes Marciais Mistas) ganhou nova forma de tratamento midiático a partir do momento em que a TV Globo adquiriu os direitos de transmissão da modalidade, em outubro de 2011. Para driblar a “resistência” do público, a emissora empreendeu um projeto sistemático de filtragem e humanização deste esporte, buscando inseri-lo em programas com audiência consagrada. Ao incorporar as lutas nas novelas, ao realizar atividades recreativas com lutadores em programas de auditório e ao elaborar matérias que retratassem os atletas fora do ringue, a Globo buscou um apelo afetivo, objetivando-se a criação de um vínculo de empatia com o público, eliminando-se assim a violência e a brutalidade com que o MMA ficou conhecido no país.

Palavras-chave: Artes Marciais Mistas (MMA); Violência; Televisão.

 

Attenuated violence in screens: the new face of MMA (mixed martial arts) on arrival to Globo TV

 

Abstract: This article examines how the MMA (Mixed Martial Arts) gained new form of media treatment from the time Globo TV acquired the rights to broadcast the sport in October 2011. To circumvent the "resistance" of the public, the station undertook a systematic project filtering and humanization of this sport, trying to insert it into programs devoted audience. By incorporating the struggles in novels, to carry out recreational activities with fighters in auditorium programs and develop materials that portray athletes out of the ring, Globo sought an emotional appeal, aiming to create an empathetic bond with the public, thereby eliminating violence and brutality with which the MMA became known in the country.

Keywords: MMA (Mixed Martial Arts); Violence; Television.

 

La violencia atenuada en la pantalla: la nueva cara de MMA (artes marciales mixtas) en su llegada a la TV Globo

                                                                 

Resumen: Este artículo examina cómo la MMA (Artes Marciales Mixtas) ganó nueva forma de tratamiento de los medios desde el momento en que el Globo TV adquirió los derechos para transmitir el deporte en octubre de 2011. Para evitar la resistencia del público, la estación llevó a cabo un sistemático proyecto de humanización de este deporte, insertándole en diferentes programas consagrados. Mediante la incorporación de las luchas en las novelas, la inserción de actividades recreativas con los combatientes en programas de auditorio y el desarrollo de materiales que presentan a los atletas fuera del ring, Globo buscó una apelación emocional, con el objetivo de crear un vínculo empático con el público, eliminando con ello la violencia con la que el MMA se hizo conocido en el país.

Palabras clave: MMA (Artes Marciales Mixtas); Violencia; Televisión.

Published

2017-12-19

Issue

Section

Artigos