A GINÁSTICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA BAHIA (1850-1920)
Abstract
O objetivo do estudo foi compreender quais eram as concepções pensadas para a ginástica e a materialização da prática nos espaços escolares de Salvador/BA entre os anos de 1850 e 1920. Para tanto, nos fundamentamos na perspectiva metodológica da Nova História Cultural. Utilizamos como fontes as teses da Faculdade de Medicina da Bahia; relatórios e documentos do governo do estado; materiais de revistas e jornais publicados na Bahia com circulação em Salvador na época. Como conclusão, apontamos uma reconhecida importância da ginástica como prática pedagógica, por parte da elite intelectual baiana, sobretudo dos médicos. Contudo, existiram distanciamentos entre os ideais pretendidos e a materialização concreta da ginástica nos espaços escolares.Downloads
Issue
Section
Artigos
License
Ao submeter um artigo ou resenha, o autor concorda em ceder o direito autoral para a publicação do texto na revista.
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso imediato e aberto ao seu conteúdo, com base no princípio de que a disponibilização gratuita das pesquisas favorece a circulação global de conhecimento.